Sarau Literário abre espaço para diferentes manifestações culturais

Ação envolveu alunos do 9º ano da EM Governador Orestes Quércia

Por Daniel Elias | 19/5/2022

Além de promover o aprendizado dos alunos, as escolas municipais buscam estimular e dar espaço aos estudantes para que manifestem as suas aptidões culturais. Pensando nisso, de segunda a sexta-feira (16 a 20), a EM Governador Orestes Quércia, no Bairro Mirim, realiza o Sarau “Sinto, Logo Poetizo”. A iniciativa mobilizou os alunos do 9º ano do Fundamental da unidade de ensino, que demonstraram repertório variado.

Nesta quarta-feira (18), aconteceu mais uma rodada de espetáculos. Além dos artistas dos 9º anos, os alunos da turma do 6º ano também puderam assistir às diferentes manifestações culturais. O principal objetivo do Sarau foi a leitura de poesias. Os estudantes participaram ao declamar versos de textos autorais ou já conhecidos. Entretanto, também houve apresentações de dança e musicais.

Um grupo de alunos, por exemplo, fez uma apresentação musical com voz e violão e entoou canções como “Deixa”, do artista Lagum e “20 Ligações”, de Baco Exu do Blues. Em outro momento, um dos estudantes mostrou aos colegas uma música no estilo Hip Hop, de sua autoria. A dança também teve espaço no Sarau, onde por meio de um pot-pourri com diferentes estilos musicais, os jovens demonstraram a sua aptidão.

O Sarau “Sinto, Logo Poetizo” teve a coordenação dos professores de Língua Portuguesa, Sophia Louise e Vitor Correia Moreira. De acordo com o educador, a ideia de realizar a ação cultural surgiu após a percepção da auxiliar de biblioteca, Diana Lima. A servidora começou a perceber o distanciamento dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do espaço de leitura que trouxe a proposta.

“Quando os alunos chegam na unidade, no 6º ano, eles visitam o espaço de leitura com mais frequência. E percebemos que, com o passar dos níveis, esse interesse pelos livros vai se perdendo”, explicou Moreira. “A ideia do Sarau foi justamente de promover essa aproximação dos estudantes do 9º ano com esse local. Somado a isso, dar a oportunidade de eles mostrarem o que sabem e gostam de fazer”.

De acordo com o professor, a princípio, o Sarau “Sinto, Logo Poetizo” seria voltado apenas para a leitura de versos e poesias. Entretanto, com o interesse e solicitação dos alunos, permitiu-se a apresentação de diferentes manifestações culturais. “Afinal de contas, a escola faz esse papel de abrir espaço para que os alunos sejam protagonistas. E ficamos surpreendidos com o resultado alcançado”, ressaltou.

Após terem a oportunidade de mostrar suas manifestações culturais, os alunos também viverão o momento de espectador. Nesta sexta-feira (20), artistas convidados da região estarão na unidade para fazer apresentações. “Desta forma, os estudantes poderão ver de perto o que é ser um artista. Verificar a postura de cada um no palco e servirá como mais um aprendizado”, destacou a professora, Sophia Louise.

Endereço – A EM Governador Orestes Quércia fica na Rua Primeiro de Janeiro, 1.221, Bairro Mirim.