Turismo ecológico é tema de três cursos gratuitos oferecidos pelo Governo Federal

Inscrições seguem até esta sexta (20); Cursos estão disponíveis em plataforma online

Por Bruno Biazotto | 19/5/2022

Foto Indisponivel

Como forma de celebrar o Dia Nacional do Turismo (comemorado dia 08 de maio), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) está com inscrições abertas até esta sexta-feira (20) para três cursos online voltados ao turismo ecológico Para realizar o cadastro, os interessados precisam acessar o portal ead.mma.gov.br, clicar em “inscrições abertas” e em "inscreva-se’’. A participação é gratuita.

Os cursos ofertados são "Elaboração de Trilhas Interpretativas”, “Turismo de Base Comunitária” e “Noções Básicas de Condução Ambiental no Ecoturismo”. O primeiro deles visa orientar profissionais do turismo sobre elaboração de estratégias de educação ambiental em trilhas ecológicas. Os participantes receberão orientações, por meio de recursos teóricos e práticos, sobre como integrar o público ao meio ambiente nas trilhas.

Já o “Turismo de Base Comunitária” tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis por comunidades locais, fomentando o ecoturismo e a educação ambiental em todo o País. Além disso, a iniciativa promove a conscientização ambiental, contribuindo para a conservação do meio ambiente e valorização do patrimônio natural.

O último dos cursos, “Noções Básicas de Condução Ambiental no Ecoturismo”, busca introduzir e aprofundar o conhecimento de guias turísticos e condutores de visitantes que trabalham no setor do ecoturismo. Incentivar o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis por comunidades locais, fomentando o ecoturismo e a educação ambiental são outros objetivos desse curso oferecido pelo Governo Federal.

O subsecretário de Turismo de Praia Grande, Moiséis Gomes, enxerga os cursos como uma boa possibilidade de aprendizagem aos participantes. “A capacitação dos profissionais de Praia Grande oportuniza que os moradores e turistas tenham uma experiência agradável e possam se sentir satisfeitos, quando adquirirem serviços ofertados. A atualização constante auxilia também o Município em novos projetos e ideias para o segmento”, complementou.