PG inicia liberação de área para implantação de novo Ecoponto

Ação acontece no Bairro Tupiry na área conhecida como Campo do Unidos

Por Pedro Sbravatti | 26/5/2022

A Prefeitura de Praia Grande conta com projeto para a instalação de mais uma unidade Ecoponto. O equipamento ligado à Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) da Cidade deverá ficar sediado em área conhecida como Campo do Unidos, no Bairro Tupiry.

Para o desenvolvimento deste projeto, a Secretaria de Habitação (Sehab) de Praia Grande vem efetuando diversas ações desde 2021. A Administração Municipal realizou um cadastramento habitacional no ano passado. Na oportunidade, foi constatado que 7 famílias habitavam o local. A implantação desse projeto será possível devido a ação judicial que determina a reintegração de posse dessa área para Prefeitura.

A Sehab regressou a área recentemente e contatou aumento irregular de ocupação do espaço, totalizando 11 famílias na área. Desta forma, a pasta iniciará os trabalhos relacionadas a remoção dessas pessoas para que a área possa ser preparada para novas ações no local.

“Com a intensificação dos trabalhos de contenção de invasões realizados pela Prefeitura desde 2021, ocorreu o congelamento da área do Campo do Unidos. Na oportunidade, as equipes da Sehab efetuaram uma atualização das famílias cadastradas. A Administração Municipal, após vencer todas as etapas legais, avança para oferecer novos serviços para a população do Bairro Tupiry”, declarou o secretário de Habitação praia-grandense, Anderson Mendes.

Outro destaque deste processo é o acolhimento que está sendo dado para as para as famílias que estão deixando o local. Todas estão sendo incluídas no programa municipal Bolsa Moradia. A iniciativa oferece para as pessoas condições de alugar um imóvel enquanto aguardam a finalização da construção dos conjuntos habitacionais para, enfim, realizarem o tão esperado sonho da casa própria.

A secretária de Serviços Urbanos de Praia Grande, Soraia Milan, destacou que as unidades Ecoponto colaboram de forma relevante para a destinação correta de itens ligados a reciclagem, como plástico, vidro, madeira e até, resíduos da construção civil. “Atualmente, Praia Grande tem 18 Ecopontos. A meta é seguir ampliando este número para atender cada vez mais pessoas”, disse.