Readequação da Rotatória A Tribuna ampliará segurança viária

Projeto de rota acessível deve melhorar a travessia de pedestres e parada de veículos no PDA

Por Paola Vieira | 6/6/2022

Foto Indisponivel

O Projeto de readequação viária da Rotária A Tribuna, localizada na frente do Palácio das Artes (PDA), no Bairro Boqueirão, promoverá mais segurança na travessia de pedestres e melhoria de acesso de veículos ao Complexo Cultural.

De acordo com o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Praia Grande, o acesso de veículos à bilheteria do PDA passará a contar com área de embarque e desembarque, possibilitando o atendimento à linha de transporte coletivo. Será feita também uma alteração na rota da via da Avenida Presidente Costa e Silva, passando a atual área de dispersão, que se encontra na frente da avenida, para a lateral do PDA, oferecendo mais comodidade aos condutores que necessitam utilizar o local, como ocorre, por exemplo, no Natal para contemplação da árvore. Com isso, o acesso para o cruzamento da avenida também ficará mais fácil.

A travessia de pedestres da Rua Gennaro Sobral para o Complexo Cultural, utilizada geralmente por quem sai do Terminal Tude Bastos, também ficará mais segura com a colocação de limitador fixo de acesso, conduzindo para uma travessia apropriada na faixa de pedestres.

A Rotatório A Tribuna, que foi inaugurada em 11 de janeiro de 1996 com a instalação de uma torre de transmissão de 75 metros de altura, tornou-se um ponto turístico de Praia Grande, principalmente por possuir uma iluminação noturna. O equipamento pode ser visto desde as rodovias que cortam a Serra do Mar. A torre conta ainda com três painéis de granito em sua base, que remetem a três meios de comunicação: imprensa escrita, radiofônica e televisiva.

Segundo a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, as readequações viárias são necessárias para melhorar o fluxo de veículos no local e a segurança viária. “Na época em que foi planejada, em 1996, eu era a secretária de Obras e Urbanismo e o projeto foi bem elaborado visando atender o cenário daquela época, cumprindo seu papel com sucesso. Com o aumento de veículos, de moradores e visitantes, é preciso uma adequação para o cenário atual pensando sempre no bem-estar e segurança da população”, disse a prefeita.