Museu da Cidade segue aprovado pelo Sistema Estadual de Museus

Determinações técnicas vêm sendo cumpridas pelo equipamento

Por Aline Rollo | 7/6/2022

O Museu da Cidade foi aprovado novamente no cadastro do SISEM (Sistema Estadual de Museus). O equipamento segue todas as determinações estruturais e de ações previstas para figurar entre os principais museus do Estado de São Paulo.

No final de 2021, uma equipe do SISEM visitou o Museu da Cidade para verificar se as determinações específicas para o funcionamento do local vêm sendo cumpridas.

Foram verificadas a conservação de documentos e fotografias do acervo, o armazenamento de peças em local adequado e a realização de ações educativas. Com todos os requisitos em dia, o Museu da Cidade segue na rota dos principais museus de São Paulo.

O museu - Praia Grande tem 55 anos de emancipação, sendo considerada uma cidade nova em relação a diversos municípios do país. Porém, a Cidade já possui um extenso acervo de registros fotográficos, audiovisuais e artefatos que possibilitam ao visitante estar conectado com a história e as evoluções realizadas ao longo desse período. Mais de 40 mil itens doados por munícipes fazem parte do Acervo do Centro de Documentação do Museu e passam a compor as exposições feitas pelo Museu de acordo com a proposta do período.

Endereço e visitação – O Museu da Cidade fica localizado dentro do Complexo Cultural Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, Bairro Boqueirão. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado (das 14 até 17 horas durante a semana; 14h às 19h, no sábado).