Prefeitura cria comissão para tratar da geração de emprego e desenvolvimento econômico

Cidade que ampliar oportunidades aos jovens

7/6/2022

A Prefeitura de Praia Grande criou uma comissão com servidores municipais a fim de promover ações e acompanhar os projetos de incentivo ao desenvolvimento econômico da Cidade, incluindo a possibilidade de incentivos fiscais a microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), que ofereçam oportunidades do primeiro emprego aos jovens. Uma reunião do grupo ocorreu na segunda-feira (06) e abordou algumas metas do plano de governo municipal 2021-2024.

A “Comissão de elaboração de estudos para a criação de políticas de isenção fiscal para empresas que façam a adesão ao programa de jovens aprendizes e primeiro emprego, bem como estudos para auxílio permanência a estudantes do ensino médio integral e médio técnico” foi estabelecida através da Portaria municipal nº GP-143/2021. O grupo é formado por membros de cinco pastas: Secretaria de Finanças, Secretaria de Assuntos Institucionais, Secretaria de Governo, Subsecretaria de Assuntos da Juventude e Procuradoria Geral do Município.

A reunião tratou de algumas metas do plano de governo, especialmente as relacionadas a qualificação profissional e geração de emprego e renda aos jovens. Também foi tema do encontro, ações de incentivo ao ensino médio integral e a inserção do jovem no primeiro emprego.

De acordo com o presidente da comissão, o secretário de Finanças, Cristiano Mola, o foco do trabalho é a continuidade do desenvolvimento econômico de Praia Grande. “Para estimular esse desenvolvimento é fundamental que a Cidade estude suas vocações e a melhor maneira de aproveitar o crescimento, estimulando a capacitação profissional e a geração de empregos. Nesse sentido, o plano de governo da prefeita foi bem elaborado, especialmente com essas propostas de estimulo ao desenvolvimento econômico através de incentivo a empresas de pequeno porte que empregam jovens. Ou seja, além de facilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho, as empresas poderão receber benefícios fiscais. Isso sem contar o apoio para que os jovens cursem o ensino médio em escolas de período integral, com a oportunidade de qualificação técnico e profissional”.

Conforme a portaria municipal, o objetivo da comissão é amenizar os impactos econômicos da pandemia sobre muitos adolescentes e a necessidade de a Administração pública criar políticas que promovam a equidade e fomentem o trabalho e renda da juventude. A partir de agora, a comissão buscará informação junto à Diretoria Regional de Ensino e fará estudos sobre a quantidade e localização de jovens no ensino médio da Cidade que buscam ensino integral ou qualificação profissional.

Outro membro da comissão, o responsável pela Secretaria de Assuntos Institucionais, Itamar Marciano, destacou: “A infraestrutura oferecida pela Prefeitura resulta na vinda de empresas de diversos segmentos para a Cidade e isso traz emprego e proporciona o desenvolvimento econômico. Por isso, o trabalho desta comissão tem a missão de manter os programas que estão dando certo e realizar estudos para novas possibilidades de capacitação profissional e emprego entre os jovens”.