PG ganha selo Prefeito Empreendedor em duas categorias

Cidade foi destaque em disputa com 231 municípios que apresentaram 236 projetos

Por Paola Vieira | 10/6/2022

Praia Grande recebeu o selo Sebrae Prefeito Empreendedor por dois importantes projetos desenvolvidos: o “Orla de Praia Grande: Oportunidades para os Pequenos Negócios” e “PG ON LINE – Desburocratização com o Uso de Tecnologia”. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (10), no Pavilhão da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

O prêmio avaliou oito categorias e Praia Grande disputou em Cidade Empreendedora e Desburocratização. Para concorrer, os prefeitos que apresentaram projetos consistentes e focados na melhoria do ambiente de negócios por meio de políticas públicas de base empreendedora. O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece boas práticas dos líderes municipais de todo o País em prol do desenvolvimento territorial e fortalecimento dos pequenos negócios.

Na categoria Cidade Empreendedora: o projeto inscrito foi “Orla de Praia Grande: Oportunidades para os Pequenos Negócios”, desenvolvido pela Secretaria de Assuntos Institucionais (SEAI). O destaque foi para a importância da revitalização da orla marítima para os pequenos negócios, ambulantes, artesãos, comerciantes e novos quiosques; descrevendo todos os equipamentos urbanísticos que compõem o calçadão, mobiliário, paisagismo, Espaços Kids, escolinhas de surfe, playgrounds, que foram fundamentais para a abertura de novos negócios e crescimento dos que já estavam instalados, atraindo turistas no decorrer do ano inteiro, melhorando o consumo e o movimento dos pequenos negócios, promovendo a economia, gerando empregos e aumentando arrecadação municipal. Outros pontos do projeto foram a padronização dos ambulantes da praia, a remodelação da feira de artesanato da Guilhermina e a construção dos novos quiosques que melhoraram todo o ambiente de negócios da orla.

Já o Projeto “PG ON LINE – Desburocratização com o Uso de Tecnologia”, em que a cidade ficou em segundo lugar, foi desenvolvido pela Secretaria de Finanças (SEFIN), para melhorar e agilizar o atendimento da Microempresas, MEIs e Empresas de Pequeno Porte, promovendo a desburocratização nos processos de formalização empresarial com o uso de tecnologia.

Isso foi possível com as instalações dos totens de autoatendimento, do alvará online, integração ao sistema da plataforma Via Rápida Empresa (VRE), implantação do Call Center, processo eletrônico para os autônomos. Outros sistemas municipais deverão ser implementados em 2023.

A Prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, destacou que a participação no evento é um reconhecimento aos trabalhos realizados na Cidade. “Estamos dedicados a ofertar serviços públicos de qualidade e que promovam o progresso, desenvolvimento econômico e qualidade de vida da população. Praia Grande sempre foi uma cidade inovadora em suas ações e seguiremos com este conceito em todas as áreas”.

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, reforçou a importância das ações empreendedoras realizadas pelas Prefeituras do Estado de São Paulo. “É uma grande satisfação premiar os prefeitos e prefeitas que têm trabalhado pelo empreendedorismo paulista. Com seus projetos e iniciativas focados no fortalecimento dos pequenos negócios e nas vocações locais, criaram a base de um círculo virtuoso que transforma, para melhor, a realidade de milhares de paulistas”, afirma

Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, também parabenizou os prefeitos. “Ser empreendedor no Brasil não é fácil e ser prefeito empreendedor é mais difícil ainda. É muito bom reconhecer bons prefeitos e prefeitas que praticam boas práticas de incentivo ao desenvolvimento do empreendedorismo”.

Conquistas - Com mais esta conquista garantida neste ano de 2022, Praia Grande passa a somar dez selos e dois prêmios Prefeito Empreendedor do Sebrae.