PG prepara programa piloto de capacitação para população em situação de vulnerabilidade

As inscrições poderão ser feitas em no início do mês de junho

Por Luciano Agemiro | 14/6/2022

Foi lançado, em Praia Grande, o Programa de Inclusão Produtiva, fruto de parceria entre o Município e o Sebrae, para a capacitação de famílias em situação de vulnerabilidade social. A apresentação aconteceu na segunda-feira (13) e contou com uma capacitação para os envolvidos na implantação da iniciativa. Trata-se de um programa piloto, que inicialmente será desenvolvido na região do Bairro Melvi e a partir daí será estudada a implantação em outros territórios.

O Programa de Inclusão Produtiva tem 3 etapas voltadas ao desenvolvimento do indivíduo. Em primeiro momento será trabalhada a questão do desenvolvimento humano, com foco em autogestão, engajamento com os outros e resiliência emocional.

Na segunda etapa, será realizada a capacitação profissional, com cursos de geração de renda nas áreas de culinária, montagem de bijuterias e vendas no varejo. Na terceira etapa os participantes serão incentivados a gerarem renda a partir do treinamento de empreendedorismo, planejamento, negociação e empregabilidade, ministrado pela Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai).

De acordo com a representante do Sebrae, Tânia Cristina Rocha, a iniciativa visa o desenvolvimento do indivíduo, especialmente em relação às questões de desenvolvimento humano e acesso à informação. “Não é apenas um programa de capacitação profissional. É conhecimento para que as pessoas descubram sua potência e gerem renda a partir disso”.

Para a representante da Secretaria de Assistência Social de Praia Grande, Jô Luna, esse projeto é para atender especialmente essa parcela mais carente. “Vamos dar a oportunidade para famílias que não têm acesso a esse tipo de capacitação dando suporte para que aproveitem essa iniciativa”.

Como funciona – Serão cerca de 100 vagas para famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Melvi e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). As atividades acontecerão no PIC Melvi e no PIC Real. Quem precisar se deslocar para longe de casa receberá vale transporte. Todos receberão material didático e lanche no período das atividades.

Na capacitação profissional serão dadas aulas de confecção de bijuterias, técnicas de venda, preparação de pizzas e curso de bolos e tortas. Os interessados precisam ser cadastrados no CadÚnico. A etapa de inscrição será realizada no mês de julho. Outras informações podem ser adquiridas no Cras Melvi. O endereço é Rua Marcelino de Oliveira, nº 44. O telefone de contato é 3477-4983.