Comissão municipal de TI de Praia Grande discute política de segurança da informação

Grupo de trabalho de Praia Grande foi instituído através da Portaria nº GP 156/2021

Por Maria Souza | 16/6/2022

A Comissão Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI) da Prefeitura de Praia Grande promoveu mais uma reunião na terça-feira (14). Desta vez, o grupo discutiu ações a respeito da política de Segurança da Informação (PSI), um documento que reúne normas, regras e boas práticas para a manipulação segura das informações gerais.

A CMTI foi criada para tratar de assuntos relacionados a ampliação e modernização dos serviços digitas, de acordo com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). O grupo é responsável por propor as estratégias necessárias para a política interna de tecnologia da informação no município, buscando otimização de recursos e melhores resultados. Além de alinhar diretrizes e ações para o alcance da transformação digital preconizada pelo Governo Federal.

Além do desenvolvimento do documento com a Política de Segurança da Informação (PSI) de Praia Grande, que estipule normas e boas práticas de segurança, o grupo deve estudar estratégias para garantir que todos os funcionários, prestadores de serviços e demais envolvidos que acessam as informações do sistema estejam cientes do conteúdo da Política de Segurança. Para isso, a comissão definiu que cada usuário deverá dar ciência através do Termo de Responsabilidade.

O representante da Secretaria de Planejamento na Comissão, Eduardo Sato Nagano, destacou que esse foi o terceiro encontro da comissão para tratar do assunto. “Foram definidos diversos os tópicos da Política de Segurança da Informação (PSI) de Praia Grande, bem como a análise e aprovação de 90% do seu conteúdo”.

Reunião - Participaram do encontro, membros da CMTI e outros colaboradores com funções pertinentes ao assunto. Fazem parte da comissão, servidores da secretaria de Planejamento, Gabinete da Prefeita, Administração, Assuntos de Segurança Pública, Educação e Saúde Pública.