Acolhe PG aumenta oferta de serviços por telefone e amplia atendimentos à população

Central agenda consultas e transporte, acompanha gestantes e monitora casos de covid-19

Por Aline Gomes | 20/6/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

Praia Grande oferece à sua população um serviço telefônico de referência em Saúde. Implantado há pouco mais de dois anos como uma ferramenta para auxiliar no combate a covid-19, o Acolhe PG hoje agrega inúmeros outros serviços para aproximar o munícipe da administração e agilizar os atendimentos. A central telefônica funciona todos os dias e conta com profissionais qualificados que prestam esclarecimentos e orientam sobre os serviços de saúde ofertados pela rede de Atenção à Saúde Municipal.

Em pouco mais de dois anos, mais de 404 mil ligações foram feitas e aproximadamente 103 mil atendimentos telefônicos recebidos. Com 96% dos pacientes curados da covid-19 em Praia Grande, o Acolhe PG é visto como uma das ações fundamentais no sucesso do Município no enfrentamento à pandemia. A central atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281 (opção 2).

Por meio do Acolhe PG, a pessoa também pode consultar a sua posição na fila de consultas, exames e procedimentos na rede municipal de Saúde. A equipe também comunica aos munícipes por mensagem ou ligação telefônica os agendamentos de consultas e procedimentos de especialidades. Foram totalizados mais de 93 mil avisos até o momento, agilizando a comunicação com a população e ajudando a reduzir o absenteísmo.

A central atende ainda pacientes que necessitam de transporte para tratamento de saúde fora do domicílio, tendo realizado mais de 25 mil solicitações e confirmações deste serviço. A equipe desenvolve também diversos serviços administrativos e pesquisas com os munícipes que tem ajudado a aprimorar processos e melhorar a qualidade do atendimento à população.

Gestantes de risco - Outro destaque do Acolhe PG é o acompanhamento de gestantes de risco, contatando as futuras mamães logo após o diagnóstico médico para confirmar a primeira consulta de maior complexidade. Posteriormente, a central ampliou o serviço e agora faz um acompanhamento durante todo o período de risco, até a alta da paciente ou até o parto, tudo para garantir um pré-natal saudável e reduzir os índices de mortalidade materno-infantil.

O serviço ampliado visa garantir que a paciente não perca as consultas específicas, que geralmente ocorrem Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher e, nos casos de alta complexidade, no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, e no Ambulatório Médico de Especialidades do Estado (AME) de Praia Grande. Se a gestante faltar nos dois primeiros equipamentos, a equipe do Acolhe PG remarca para o mais breve possível e avisa a paciente. Desde o começo foram feitas mais de 8.500 ligações de monitoramento de gestantes de risco.

Disque Amamentação – A central telefônica tem desenvolvido um atendimento específico para as novas e futuras mamães. É o Disque Amamentação, um canal direto com profissionais capacitados em fornecer orientações e tirar dúvidas a respeito do tema. O objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil.

O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem. Nesse período, pediatras, nutricionistas, enfermeiros, residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e outros profissionais de saúde capacitados em aleitamento materno estão à disposição para tirar as dúvidas dos munícipes e também de profissionais da rede que necessitem apoio técnico. E nos casos em que a dúvida indique um acompanhamento presencial, a paciente é encaminhada pelo próprio serviço para a sua Unidade de Saúde da Família (Usafa) ou para o Posto de Coleta de Leite Humano, situado no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim.

Mais recentemente, o Acolhe PG tem desenvolvido uma abordagem junto às mães logo após a alta hospitalar. Além do encaminhamento para a Usafa, a equipe do Acolhe PG faz um contato para tirar dúvidas sobre a amamentação e também oferecer o serviço de coleta de leite materno para doação para as crianças da UTI Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. Esse acompanhamento ocorre também em outros períodos até os três meses do parto, visando evitar o desmame precoce.

Covid-19 – O atendimento a pacientes com suspeita ou com covid-19 prossegue normalmente. Pacientes sintomáticos respiratórios recebem ligações a cada 24 ou 48 horas, dependendo dos sintomas, durante, no mínimo, 10 dias. Os resultados dos exames para detecção da covid-19 também são passados para os pacientes, tudo devidamente registrado de maneira digital. O Acolhe PG recebe ainda chamadas telefônicas de munícipes que necessitam de orientação em relação à covid-19.

Horário – O Acolhe PG funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281 (opção 2).