Samu realiza treinamento para oficiais da Fortaleza de Itaipu

Capacitação abrange temas como suporte básico e avançado

Por Aline Gomes | 24/6/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

O Samu (Serviço Móvel de Urgência e Emergência) da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap) está realizando um treinamento especial para o Corpo de Oficiais e Contingentes da Saúde do 2° Grupamento de Artilharia Antiaérea – 2º Gaae - Fortaleza de Itaipu. As atividades ocorreram ao longo de toda a semana (20 a 24).

Aproximadamente 10 militares estão recebendo o treinamento que é dividido em dois módulos: a primeira fase é a revisão e atualização de protocolos vigentes (Suporte Básico de Vida/Noções em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia) através de instruções e treinamento prático com estações e simulações em campo, voltados à realidade e complexidade dos atendimentos em situações clínicas.

A segunda fase compreende a atualização em atendimento ao poli traumatizado também com instruções e simulações práticas visando a segurança de cena, assistência, procedimentos e preparo para o transporte de vítimas em unidade móvel e aproximação de aeronaves rotativas.

Quem ministra o treinamento é o diretor de Atenção Pré-Hospitalar da Sesap, enfermeiro Eduardo Gomes, em parceria com profissionais do Núcleo de Ensino de Urgência, a enfermeira Daiane Coelho e a técnica Cláudia Carmo.

No mesmo período, ocorre também, na cidade de Santos, o aprimoramento de direção veicular de emergência (Cave) e o curso Grupo de Motociclista em Atendimento de Urgência (Gmau), onde está sendo realizada a capacitação dos condutores e a formação de futuros profissionais Técnicos em Motolância.