Unidades sociais de atendimento ao idoso realizam festas juninas

Com comidas e danças temáticas eventos agradaram aos convidados

Por Luciano Agemiro | 24/6/2022

Junho é o mês das festas caipiras e as unidades sociais de Praia Grande prepararam calendário especial para festejar com os frequentadores. Locais de integração entre os moradores, estas unidades promoveram comemorações no Dia de São João (24 de junho). Sempre muito animadas e cheias de referências caipiras, as comemorações fizeram sucesso entre os convidados.

No Bairro Guilhermina, os idosos puderam apreciar o trabalho do sanfoneiro Paulo Maier. A professora Marcela Ribeiro atuou como marcadora na quadrilha improvisada, contagiando o ambiente com o espírito junino. E as atrações não pararam por aí. Teve até forró, orientado pelo professor da unidade, além das comidas e bebidas típicas, essenciais para manter a energia e a animação dos convidados.

A diretora da unidade, Maria Aparecida de Freitas, festejou a alegria dos convidados e a participação de todos na festa junina. “Foi tudo muito lindo. Todos estavam caracterizados e se divertiram muito”.

Os alunos do Conviver do Bairro Samambaia realizaram apresentações de danças variadas, entre elas, a tradicional quadrilha. Sob o comando de Fátima Veronezi, os quadrilheiros dançaram e seguiram o caminho da roça. Todos os presentes puderam se deliciar com quitutes da festa como pipoca, cuscuz, bolo de milho, canjica, arroz doce e muitos outros.

A diretora da unidade, Cícera Oliveira, estava feliz em poder realizar a festa após dois anos por conta da pandemia. “Mesmo com poucos participantes devido ao tamanho do espaço, é gratificante vê-los celebrando”.

No mesmo dia, o Conviver do Bairro Caiçara comemorou com doces, salgados e bebidas típicas. Os presentes improvisaram uma quadrilha, o que proporcionou um momento divertido.

Quinze anos a frente do Conviver Caiçara, a diretora da unidade, Silvia Bonito, estava celebrando não só as festividades juninas, mas também a alegria em poder receber todos que utilizam o espaço. “Este é o recomeço de um novo ciclo. É um prazer muito grande ver a quadra lotada, todos felizes e o brilho no olhar por estarem aqui com os amigos”.

Já o Conviver São Jorge aqueceu a festa com caldo verde e sanfoneiro tocando ao vivo. Delícias como pipoca e algodão doce marcaram presença. Os mais animados participaram da quadrilha improvisada que fez todos dançarem, até quem não estava na roda, estava acompanhando, cantando e batendo palmas.

A diretora da unidade, Josiane Ragonha, destacou a parceria entre os frequentadores do local. “Nossos alunos são muito unidos e colaborativos. Todos se reuniram e colaboraram com a festa”.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, os frequentadores estavam ansiosos por este momento. “A pandemia atrapalhou muito a vida dessas pessoas. Tiveram que se afastar, se isolar. Hoje comemoram a retomada das festas juninas, com muita animação, disposição e felicidade”.

Serviço - O Programa Conviver é uma iniciativa da Secretaria de Promoção Social (Sepros), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município, e destinado a pessoas maiores de 50 anos. O projeto teve início em 1993, com o objetivo de oferecer atividades esportivas e de lazer para a Melhor Idade.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.