Parlamento Jovem conhece rotina do Executivo Municipal

Estudantes participaram de bate-papo com a prefeita e vereadores

Por Paola Vieira | 28/6/2022

Mais de 20 estudantes de escolas públicas e particulares de Praia Grande visitaram o gabinete da prefeita da Cidade, Raquel Chini, para conhecer melhor a rotina do Executivo Municipal. Os alunos foram eleitos para compor o Parlamento Jovem, programa da Câmara Municipal, e durante duas horas participaram de um bate-papo e fizeram diversas perguntas para as autoridades. O encontro ocorreu no último dia 22.

O Projeto Parlamento Jovem tem como objetivo promover a integração da Câmara dos Vereadores com estudantes do ensino médio e fundamental II, permitindo ao aluno participar da rotina parlamentar e compreender o papel dos poderes Legislativo e Executivo. Desta forma, os alunos do sétimo ao nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de adquirir mais conhecimento, repertório sociocultural e experiências.

Presidente do Parlamento Jovem, Luan Matos, disse que foi um momento especial para os jovens. “Foi um ótimo dia para os vereadores jovens. Uma oportunidade de dialogar, de conhecermos como funciona o trabalho do Poder Executivo”.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, destacou a rotina de trabalho, a atuação dos secretários e dos servidores públicos, a importância de se conhecer a legislação e trabalhar com planejamento. “É preciso sempre trabalhar com planejamento, aprender atribuições, conhecer a legislação. Tem que estudar muito e se dedicar bastante. Quem sabe se entre todos vocês não teremos 20 vereadores e uma prefeita ou prefeito no futuro. Foi muito bom recebê-los e estou à disposição para novos encontros para discutirmos os anseios da população e desenvolvermos políticas públicas”.

O vereador praia-grandense, Marcio Alemão, explicou que o projeto foi reformulado e tem como objetivo levar a educação política para os jovens. “Este é um projeto que está dando certo. Os alunos estão aprendendo sobre o papel dos poderes Legislativo e Executivo, entendendo as atribuições e funcionamento. É muito interessante poder levar educação política para estes jovens que serão agentes multiplicadores do conhecimento que adquiriram”.

Participaram também do encontro representantes das escolas e os vereadores Carlos Eduardo Barbosa (Cadu Barbosa) Hugulino Alves Ribeiro (Hugu Ribeiro), Marcelino Santos Gomes, Michele Quintas, Paulo Monteiro, Renata Zabeu, Roberto Andrade e Silva (Betinho), Rodrigo Penasso da Silva (Gordinho do Povo), Rodrigo Rosário, Vera Benício.