Economia Solidária é tema de reunião em Praia Grande

Cidade recebeu propostas desenvolvidas por equipes do fórum do setor

Por Jaqueline de Marco | 5/7/2022

Representantes do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista estiveram em Praia Grande na tarde desta terça-feira (5) para apresentar propostas e debater o tema junto à prefeita da Cidade, Raquel Chini. O encontro, que aconteceu no Paço Municipal, no Bairro Mirim, faz parte de um trabalho que vem sendo apresentado também aos demais prefeitos dos nove municípios da Região sobre a importância de uma política pública voltada à economia solidária para a geração de emprego e renda a partir do trabalho associado, além do incentivo à sustentabilidade e ao endodesenvolvimento.

Presente na reunião e integrante do Fórum, Newton Rodrigues, explicou que foi entregue para a prefeita de Praia Grande uma proposta de legislação sobre o tema, que serviria como um marco inicial da economia solidária no Município. “Apresentamos também um documento produzido coletivamente pelo fórum com 54 propostas que podem efetivamente promover o desenvolvimento local. A prefeita foi extremamente receptiva e eu tenho certeza que ela vai avaliar com cuidado e atenção o assunto”.

O professor universitário de Planejamento de Gestão Ambiental e Gerenciamento Costeiro, Davis Sansolo, destacou que a economia solidária promove a valorização do bem comum. “A gente tem na zona costeira de toda Baixada que são relacionadas diretamente a esse tema, pois os rios, as praias, entre outros, são bens de todos e precisam ser protegidos por todos. E só vamos poder fazer isso na perspectiva coletiva. Eu venho contribuindo diretamente no fórum há alguns anos especialmente na formação de gestores e desenvolvendo pesquisas em economia solidária e em turismo com base solidária, mediando o desenvolvimento com a conservação ambiental”.

Dar a oportunidade para que a prefeitura possa implementar ações que deem mais chances de desenvolvimento para empreendimentos e coletivos de pessoas que ainda trabalham na informalidade é um dos dos destaques das propostas apresentadas à prefeitura, como salientou o integrante do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista, Hemerson Calgaro. “É uma forma de incentivar a produção e comercialização dentro da própria Cidade. Desta forma, todos ganham”.

A prefeita Raquel Chini explicou que propostas de ação e trocas de ideias como estas são extremamente positivas para o crescimento da região como um todo. “A economia solidária fortalece a comunidade e a economia local como um todo e as ideias apresentadas são muito interessantes e possíveis de serem aplicadas para o crescimento da Baixada Santista”.