Paisagismo da orla de PG é revitalizado

Trecho entre os Bairros Canto do Forte e Mirim está recebendo melhorias

Por Jaqueline de Marco | 12/7/2022

Praia Grande investe constantemente em paisagismo urbano, uma importante ferramenta para dar mais harmonia aos projetos arquitetônicos e devolver à Cidades e às construções a convivência com o verde, flores e com as paisagens naturais. Atualmente, as ações estão concentradas no calçadão da orla, entre os Bairros Canto do Forte e Mirim, que está ganhando novos plantios, trechos gramados e floreiras. Os trabalhos contam com diversas frentes de trabalho da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) e devem ser finalizados nas próximas semanas.

Dentre as ações que estão sendo desenvolvidas está o replantio de trechos de grama nos canteiros centrais, que muitas vezes por causa da areia da praia acabam danificados. Além disso, as equipes da Sesurb estão repondo também arbustos e flores em diversos pontos e aplicando terra e adubo em locais específicos para fortificar a vegetação já existente.

De acordo com o subsecretário de Áreas Verdes e Resíduos da Sesurb, Marcelus Condé Machado, o trabalho de jardinagem e melhorias do ambiente urbano de Praia Grande é realizado constantemente. “O paisagismo urbano é essencial para fazer essa junção entre a modernidade e a natureza. Por isso, a Cidade sempre tem investido em trechos arborizados e com jardins”.

Fitossanitário – Para garantir a saúde das palmeiras do paisagismo urbano de Praia Grande, as espécies estão passando por tratamentos fitossanitários, com aplicação de produtos fitofarmacêuticos pela Sesurb. A ação foi iniciada nas últimas semanas e acontecem sempre no período noturno. A previsão é que nos próximos dias todas as espécies de praças, calçadão da orla e no Parque da Cidade, Bairro Sítio do Campo, sejam contempladas.

O tratamento fitossanitário consiste em um procedimento para o controle de pragas, por meio de defensivos, com o objetivo de garantir mais saúde e tempo de vida das espécies. O trabalho é periódico e reduz a incidência e a severidade de doenças nas plantas.

Arborização – Só no ano de 2021, foram plantadas em Praia Grande 9.357 unidades, em diversos Bairros da Cidade, pelas equipes da Sesurb. Com os trabalhos, o Município conta com mais de 169,7 hectares de áreas verdes, espalhados por todos os bairros do Município.

Praças – E nos últimos meses, diversas praças de Praia Grande receberam também estes tipos de melhorias urbanísticas, com plantio de flores e vegetação específica. Dentre os locais beneficiados estão a Praça São Pedro, Bairro Caiçara; Praça Waldemar Lopes Ferraz, Bairro Caiçara; Praça Manoel Botelho de Oliveira, no Bairro Maracanã, e pequenas áreas verdes ao longo de toda Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas e Ministro Marcos Freire, marginais à Via Expressa Sul. Toda a ação vem sendo desenvolvida pela Sesurb que, inclusive, conta com um espaço específico para o cultivo, manutenção e recuperação das espécies: o Viveiro Municipal. As praças estão recebendo novas espécies de arbustos, flores e plantas ornamentais.