Canais de drenagem de Praia Grande passam por manutenções

Ações estão concentradas em equipamentos nos Bairros Antártica, Nova Mirim e Real

Por Jaqueline de Marco | 27/7/2022

Praia Grande continua realizando trabalhos de manutenção em todo sistema de drenagem municipal e, atualmente, as ações estão concentradas nos canais da Cidade, com limpeza completa do equipamento localizado na Rua Carlos Chiaroni, Bairro Antártica; Canal Acaraú Mirim (na Avenida da Integração), Bairro Nova Mirim, e na Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas, na altura da Rua Marques de Herval, Bairro Real. A ação, realizada geralmente a cada três meses em cada um dos 32 canais de drenagem da Cidade, visa melhorar o escoamento da chuva, evitando acúmulos de água nos bairros.

A ação é feita por meio de roçagem manual, nos locais que não têm acesso de máquinas, ou com auxílio de equipamentos mecânicos, como retroescavadeira e escavadeira hidráulica, nas laterais e fundo. O serviço, além de estético e urbanístico, tem caráter preventivo, pois evita que resíduos acumulados no leito do canal atrapalhem o escoamento da chuva, podendo gerar pontos de acúmulo de água.

Recentemente, as ações também foram realizadas pelas equipes da Divisão de Limpeza Urbana (Setor 3) da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) no canal Vila Sônia, na altura das Ruas Ignácio Kappes e Arnaldo Augusto Batista; Canal Merluza, na Rua Rosa Marli de Souza, no Bairro Mirim; e no canal da Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas, na altura do Bairro Solemar.

O diretor da Divisão, Marcos Rômulo Silveira Almeida, destacou que a limpeza urbana depende também da colaboração dos moradores e visitantes. “Ao não jogar detritos nas ruas a população impede que estes materiais sejam carregados pela chuva, entupindo bueiros e obstruindo canais”.