Três barracos são demolidos em área do “calipal”

Outros dois foram identificados e os donos notificados a deixar área

Por Luciano Agemiro | 27/7/2022

Cinco barracos foram localizados e três deles destruídos pela fiscalização da Prefeitura de Praia Grande. As construções foram erguidas em uma área congelada, no Bairro Antártica, na região conhecida como “Calipal”. Os outros dois, cujos donos foram identificados, receberam uma notificação para remover as construções do local.

Os proprietários vão responder judicialmente pelo crime ambiental. A área foi limpa por equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

Áreas congeladas são locais invadidos, cujos moradores antigos foram cadastrados pela Secretaria de Habitação (Sehab) e aguardam a inclusão em programas habitacionais do Município. Essas áreas são constantemente monitoradas por câmeras, imagens de satélites e drones.

A população pode ajudar denunciando invasões em toda a Cidade, por meio do telefone 153, da Guarda Ambiental, ou pelo 162, o canal da Ouvidoria Municipal.

De acordo com o inspetor da Guarda, Fábio Marques, as pessoas devem desconfiar e sempre procurar as autoridades quando alguém oferecer um lote, especialmente em região de mata. “Jamais confie em alguém que vende algo sem documentação. Golpistas acabam se aproveitando da ingenuidade da população para ganhar dinheiro de forma rápida”.

Comissão – A Prefeitura de Praia Grande conta com uma Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação. O principal objetivo é identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços e também das famílias ocupantes. O órgão é composto por representantes das secretarias de Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Sema), Urbanismo (Seurb), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), além da Procuradoria Municipal.