Condema se reúne para debater diretrizes do Município VerdeAzul

28/7/2022

Foto Indisponivel

Ana Gabriela Salu

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) se reuniu nesta quarta (27) para tratar de assuntos importantes referentes ao rumo das ações de preservação do meio ambiente na Cidade. Os principais assuntos foram a reativação da Comissão de resíduos sólidos e a apresentação dos relatórios de duas diretrizes do Município VerdeAzul.

Em relação à comissão de resíduos sólidos, será atualizado o plano municipal de resíduos sólidos e será feita a revisão da lei que trata desse assunto. Os relatórios do Município Verde Azul foram os destaques da reunião e dois temas foram debatidos: gestão das águas e qualidade do ar.

Para avaliar a qualidade do ar foi feito um levantamento de todos os veículos da Prefeitura, próprios ou alugados. Todos os veículos são periciados e se estão impróprios para trafegar, são reparados e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) é notificada.

A diretriz de gestão das águas foi apresentada pela diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Seduc), Eliane Queiroz, que integra o Comitê de Bacia Hidrográfica, desenvolvendo ações em prol da preservação das águas. Em Praia Grande, esse departamento trabalha com educação ambiental nas escolas ensinando as crianças o funcionamento dos ecossistemas presentes na Cidade e como é o impacto deles na preservação das águas.

A Chefe da Sessão de Programas Socioambientais e bióloga, Mariane Laurentino, explica mais sobre o Condema. “No conselho podemos ouvir a opinião da sociedade e isso nos mostra uma visão diferente da que temos em relação ao meio ambiente na Cidade. Com isso, podemos desenvolver projetos que atendam às necessidades da população. Em contrapartida, os munícipes também ficam atualizados das ações que a Administração Municipal realiza”.

Quem quiser participar do Condema pode ligar para a Secretaria de Meio Ambiente nos números 3496-5731 ou 3496-5733. As reuniões são feitas uma vez por mês de forma online.