Representantes da secretaria de segurança de Indaiatuba conhecem Cicoe

Sistema de monitoramento de PG é referência em diversas cidades do estado

Por Ludmila Pilipavicius | 11/8/2022

Representantes da Secretaria de Segurança da cidade de Indaiatuba, em São Paulo, estiveram nesta quinta-feira (11) na Prefeitura de Praia Grande para conhecer o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), referência no Estado de São Paulo e até no País quando o assunto é tecnologia aliada à segurança pública.

A visita teve como objetivo a troca de informações sobre as tecnologias utilizadas no Cicoe, principalmente os modernos softwares como o de reconhecimento facial, conforme explicou o secretário de Segurança de Indaiatuba, Sandro Bezerra Lima. “Nós contamos com um sistema de monitoramento desde 2009, com cerca de mil câmeras, e queríamos conhecer melhor o funcionamento do software de reconhecimento facial, já aplicado em Praia Grande, e ficamos bem impressionados com os resultados”.

O grupo foi recebido pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, que apresentou todos os recursos disponíveis no Cicoe. “Nosso parque tecnológico é referência na região e até mesmo no País. Para nós, essa troca de informações é muito produtiva e sempre uma oportunidade de mostrarmos o quanto Praia Grande evoluiu neste aspecto e o quanto contribui para a redução dos índices criminais”, enfatizou Izumi.

Enquanto a apresentação era feita, a equipe pode acompanhar em tempo real uma ocorrência. O alarme do sistema de OCR (reconhecimento ótico de caracteres) disparou, alertando para um veículo que havia sido furtado na véspera, em uma das cidades da região. A moto entrou na Cidade e após passar por quatro pontos monitorados, acabou estacionando em uma rua no Bairro Antártica, onde a Polícia Militar conseguiu deter um homem. Uma outra moto também com queixa foi localizada no imóvel. A ocorrência foi encaminhada para a Central de Polícia Judiciária (CPJ).

Atualmente, Praia Grande conta com mais de 3 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos, como orla da praia, centros comerciais e viadutos.

Cicoe – A central de monitoramento de Praia Grande, o Cicoe, foi inaugurada em 2002 e em 2015 passou por uma significativa reforma e ampliação, contando com mais condições de receber modernos softwares e se tornando a referência que é hoje.

O local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município. Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição.