Guardas municipais incluem a ginástica laboral na rotina de trabalho para evitar lesões e estresse

Atividade está inserida no conteúdo da Instrução Permanente de Comando (IPC)

Por Ludmila Pilipavicius | 16/8/2022

Os integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande iniciaram nesta terça-feira (16) uma atividade diferente dentro da Instrução Permanente de Comando (IPC): a ginástica laboral. As orientações serão passadas ao longo deste mês a todo o efetivo como uma forma de prevenir lesões e até mesmo combater o estresse do dia a dia.

A série dos exercícios foi montada pela GCM José Adriano de Farias, que tem formação em Fisioterapia, e o principal foco são os alongamentos. As orientações estão sendo passadas aos guardas no início dos turnos, de forma que todo o efetivo receba as orientações. Com a atividade, o comando da GCM espera evitar lesões por esforço repetitivo (LER) e problemas como lombalagias, muito comuns entre o pessoal que trabalha em funções administrativas e também muito tempo nas viaturas, passando longos períodos na mesma posição.

A prática de exercícios e treinamento mais intensos é comum nos grupamentos especializados como Romu (Rondas Ostensivas Municipais), que exigem um maior preparo dos guardas. Com a iniciativa da ginástica laboral, além do bem-estar físico, os guardas terão também um momento de relaxamento, perfeito para rebater o estresse da rotina puxada.

Atuação - Atualmente, a Guarda Civil praia-grandense conta com 382 integrantes totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo e outros 170 serão integrados ao efetivo, graças ao concurso público que está em andamento.

Com constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Rondas Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), e programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape).