Alunas promovem desfile de encerramento do curso de modelagem

Capacitação foi gratuita e faz parte do Programa ‘Qualifica PG’

Por Aline Mota | 25/8/2022

Aos 58 anos, dona Lilian Maria da Silva participa do primeiro desfile e da conclusão do primeiro curso da sua vida. Isso só foi possível por conta do curso de modelagem que foi oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Assuntos Institucionais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio do programa ‘QualificaPG’.

“Pensei que eu não fosse capaz de concluir, pensei até em desistir, pois como tenho pouca leitura, não acreditava que eu pudesse chegar até aqui. Mas, graças à oportunidade oferecida pela Prefeitura e essa professora maravilhosa, que recebe seus alunos de braços abertos, com muito amor e dedicação eu consegui. Concluí o curso, costurei minhas peças e hoje desfilei com elas e com o meu certificado de conclusão. Se eu pudesse dar um conselho, esse conselho seria: Não tenha medo de fazer o curso, aproveite a oportunidade que a SEAI oferece. Eu não tenho como agradecer a Prefeitura de Praia Grande, pois foi através da oportunidade oferecida por ela, que eu pude me conhecer, conhecer novas pessoas e ter meu primeiro certificado”, relatou dona Lilian, que estava tomada pela emoção.

Durante um mês, as alunas participaram das aulas teóricas e práticas do curso de modelagem e, ao término do curso, cada aluna confeccionou uma peça.

E em comemoração à conclusão do curso, foi promovido um desfile nesta quarta-feira (24), onde as alunas desfilaram usando as peças confeccionas por elas próprias. “É muito gratificante ver o resultado dessa capacitação em cada aluna, e mais gratificante ainda é saber que através de um simples lápis e papel elas podem ir longe, podemos ver que o empenho foi além do esperado, pois cada uma modelou e costurou a peça que está usando. Isso não tem preço, é de uma alegria imensa ver o resultado, isso é amor ao curso, isso é modelar literalmente, é mostrar que do papel que nasce a roupa”, disse a professora da turma, Cristiane Trevisan.

Além dos elogios prestados aos alunos, a professora disse ainda que está impressionada com a estrutura oferecida pela Prefeitura para ministrar o curso e a oportunidade que a população tem. “Em todos os equipamentos da prefeitura que eu passei, eu fui muito bem recebida, acolhida e pude ver o mesmo carinho com os alunos. Isso é essencial, sem contar a qualidade das salas e matérias oferecidas para esses alunos desfrutarem, e para nós, profissionais, também. Portanto, quando a Prefeitura anunciar vagas para cursos, aproveite a oportunidade, pois são cursos caros lá fora, e aqui os alunos não gastam nada”.

“É sempre muito gratificante para nós, enquanto Prefeitura, poder contribuir para que os munícipes tenham oportunidades, ainda mais quando falamos de qualificação profissional onde o aluno terá mais chances no mercado de trabalho e nesse caso ainda melhor, pois o aluno poderá empreender, trabalhar para si, gerando renda e melhorando a qualidade de vida através da qualificação adquirida. Por isso que nós da SEAI estamos sempre em busca de parceria, nas quais, juntos, possamos ofertar mais qualificação para a nossa população”, disse Karine Gusmão, responsável pelos cursos de qualificação da Seai.

Além da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a SEAI conta também com a secretaria de Assistência Social como apoio para as aulas serem ministradas.