Escolas realizam últimos ajustes para desfiles cívicos em torno das unidades

Iniciativa marca série de ações alusivas ao bicentenário da Independência do Brasil

Por Daniel Elias | 2/9/2022

As escolas municipais de Praia Grande se preparam para as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, celebrado na próxima quarta-feira (7). As unidades realizam diferentes atividades com os alunos com base no tema e ensaiam para o desfile cívico. Na terça-feira (6), ao longo do período da manhã, os estudantes percorrem as vias ao entorno do prédio educacional.

Na EM Dr Roberto Shoji, no Bairro Tupiry, os ensaios ocorrem todas as manhãs, às 10h30. Nesta sexta-feira (2), os últimos ajustes foram realizados. No dia do desfile, a unidade se junta com as escolas vizinhas EM Juliana Arias Rodrigues de Oliveira e Carlos Eduardo Conte de Castro para percorrer no entorno do complexo de ensino. Uniformizados, os alunos serão divididos em blocos por segmento de ensino.

A solenidade cívica terá início com o hasteamento das bandeiras. Depois, os alunos cantam os hinos nacional, da bandeira e de Praia Grande. Em seguida se posicionam para o desfile. Ao longo do percurso, a fanfarra terá papel fundamental por dar ritmo a marcha. Com o fuzileiro (instrumento de percussão) nas mãos, o estudante do 5º ano do Ensino Fundamental Gustavo Ryan Rodrigues dos Santos, 12 anos, é um dos responsáveis.

Essa será a primeira vez que o jovem participa de um desfile cívico. O novo momento também marca a sua estreia como um dos componentes que formam a fanfarra. “Está sendo legal. Além de eu aprender mais sobre a Independência do Brasil ainda tive a oportunidade de conhecer o instrumento e tocar também. Ensaiamos todos os dias. Bem divertido”, destacou Santos.

A jovem do 5º ano do Fundamental, Amanda da Silva Carvalho, 10 anos, terá papel importante durante o desfile assim como o colega de turma. Integrante da comissão de frente, a aluna será uma das porta-bandeiras. “Fiquei muito feliz quando fui escolhida. Meus familiares já participaram como porta-bandeira e eu queria viver essa sensação também. Acho que é uma forma de exercermos o nosso papel de cidadão”, enfatizou.

De acordo com a diretora da EM Dr. Roberto Shoji, Ana Paula Pinho, os alunos estão bastante engajados com as confecções de cartazes e durante os ensaios. “Além do ato de cidadania, o interessante é que cada estudante pode atuar na área que tem mais aptidão. Quem tem habilidade para música está na fanfarra, outro que possui desenvoltura para a dança está na marcha ou comissão de frente. Ou seja, todos tiveram o seu potencial realçado”, enumerou.

Cronograma – O desfile das EMs Dr. Roberto Shoji, Juliana Arias Rodrigues de Oliveira e Carlos Eduardo Conte de Castro está marcado para terça-feira (6), às 9h30. Confira abaixo os horários de algumas das unidades:

Bairro Boqueirão
Unidades – EM Carlos Roberto Dias, Manoel Nascimento Junior e São Francisco de Assis.
Horário – 8 horas
Total de integrantes – 800 alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Bairro Sítio do Campo
Unidades – EM Dorivaldo Francisco Loria, José Júlio Martins Baptista, Luzia Borba Ranciaro, Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos e Vereadora Isaura Campos Garcia
Horário – 8 horas
Total de integrantes – 400 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Bairro Esmeralda
Unidades – EM Professora Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo e Paulo de Souza Sandoval
Horário – 11 horas
Total de integrantes – 770 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.