Programação cultural pelos 200 anos de Independência tem início nesta terça-feira (06)

Espetáculo teatral e exposições temáticas serão atrações gratuitas em setembro

Por Bruno Biazotto | 5/9/2022

Foto Indisponivel

A programação cultural pelo bicentenário de Independência do Brasil tem início nesta terça-feira (06) em Praia Grande. Como formar de celebração, a Secretaria de Cultura e Turismo prepara atividades especiais gratuitas no Palácio das Artes: a partir das 18h30, as exposições “Independência e Arte” (em parceria com a Secretaria de Educação) e “Doce Liberdade” serão abertas ao público. Logo em seguida, às 20 horas, o espetáculo produzido pelo Núcleo Artístico Palácio das Artes, “Cartas de Leopoldina – A Mãe da Independência”, será apresentado aos que já retiraram convites (os ingressos estão esgotados).

Em parceria com a Secretaria de Educação, a exposição “Independência e Arte” trará desenhos e esculturas sobre a Independência feitos pelos alunos da rede municipal de ensino. Os artigos ficarão expostos na Galeria Nilton Zanotti até o dia 1º de outubro, com visitação gratuita aos moradores e turistas de Praia Grande.

O Museu da Cidade promoverá uma reflexão, por meio de imagens e artigos, sobre a relação da mulher com a Independência, apresentando que, nos bastidores do marco histórico, muitas delas foram importantes naquele contexto predominantemente masculino.

Já o espetáculo “Cartas de Leopoldina – A Mãe da Independência” será apresentado de 06 a 09 de setembro, restando convites disponíveis apenas para sessão extra (18 horas) neste feriado de 07 de setembro. Os ingressos continuam a serem distribuídos no Palácio das Artes nesta segunda (até 17 horas), terça (das 09h às 17h) e no próprio dia da apresentação (a partir das 14 horas). A peça mostra a visão de Leopoldina, casada com D. Pedro I e princesa regente do Brasil na época, contando à família sobre sua chegada ao Brasil e a relação com a família real portuguesa e o povo brasileiro. As cartas da princesa mostram que ela teve importante papel para que o país conseguisse sua independência.

O secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, comentou sobre a programação preparada: “Além do entretenimento, a cultura também tem esse caráter educativo. É uma celebração histórica importante, em que o público poderá conferir produções culturais gratuitas de Praia Grande para entender um pouco mais sobre os 200 anos da Independência. Fica o nosso convite a fim de que todos prestigiem essas atrações gratuitas”.

Visitação aberta no feriado – Para que moradores e turistas possam prestigiar as exposições pelos 200 anos, o Palácio das Artes estará aberto à visitação também neste feriado. A entrada do público é gratuita, podendo conferir as mostras “Independência e Arte” (em parceria com a Secretaria de Educação) e “Doce Liberdade”, das 14h às 17 horas.