Atos cívicos das escolas municipais levam alunos às ruas dos bairros

Estudantes desfilaram no entorno das unidades de ensino nesta terça-feira (6)

Por Daniel Elias | 6/9/2022

O sentimento de cidadania se fez presente junto com os alunos ao percorrerem as ruas no entorno de onde as unidades escolares estão localizadas. Nesta terça-feira (6), as escolas municipais de Praia Grande promoveram o Desfile Cívico nas imediações do prédio educacional. A iniciativa teve como objetivo marcar as celebrações alusivas ao bicentenário da Independência do Brasil, comemorado nesta quarta (7).

Na grande maioria, as unidades se organizaram em grupos. Desta forma, as escolas do mesmo bairro se reuniram para realizar o desfile em conjunto, promovendo assim o sentimento de coletividade. Foi o que aconteceu no Bairro Sítio do Campo, com a união das EMs Dorivaldo Francisco Loria, José Júlio Martins Baptista, Luzia Borba Ranciaro, Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos e Vereadora Isaura Campos Garcia.

O momento cívico realizado no Sítio do Campo contou com a participação, além das escolas municipais, dos jovens do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática (Camp) de Praia Grande. A concentração do grupo ocorreu na quadra da EM Ronaldo Lameira. De lá, os alunos saíram perfilados e percorreram a Avenida Irmãos Adorno até a Rua Senador Azevedo Junior, retornando pela mesma via em direção ao ponto de saída.

Em todo o percurso, a fanfarra da EM Ronaldo Lameira ditou o ritmo da marcha. Os musicistas seguiam as orientações do aluno Cristiano Ronaldo Nascimento Pereira que fez a vez de maestro. “Nunca tinha participado de uma fanfarra. Ainda bem que fiquei no comando, pois não sei tocar instrumento algum. Foi uma sensação muito diferente. Fiquei bastante feliz em ver que saiu tudo certo”, enfatizou.

Segundo Pereira, foi importante exercer o papel de cidadão e contribuir para a comunidade da escola à frente do comando da fanfarra. “Desde quando entrei na escola, não me recordo de a gente ter desfilado pelas ruas em comemoração à Independência do Brasil. Acho importante esse momento. Espero que nos próximos anos ocorra novamente. Pena que esse será meu último ano como aluno da escola, pois gostaria de participar”, comentou o jovem que, em 2023, vai para o 1º ano do Ensino Médio.

Cidadania – No Bairro Tupiry, as EMs Dr. Roberto Shoji, Juliana Arias Rodrigues de Oliveira e Carlos Eduardo Conte de Castro também se reuniram para, juntas, percorrer as vias próximas às unidades. Para começar o momento cívico, primeiro foi realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Praia Grande. Em seguida, os alunos cantaram os hinos Nacional e da Bandeira.

Logo após, os alunos se prepararam para o grande momento. Em grupos, os estudantes das três escolas foram à rua em frente e se colocaram perfilados. Cada bloco, dividido por níveis de segmento de ensino, portava cartazes com mensagens para a comunidade. Além do ato cívico, o grupo buscou conscientizar os presentes sobre a importância do respeito aos idosos e de mulheres negras na história do Brasil.

A comunidade acompanhou de perto os dois momentos. Tio do aluno Davi Cauê de Oliveira Ramos Maximiano, 5 anos, da EM Juliana Arias, o autônomo Jason Ramos Maximiano, 43 anos, era um dos presentes. “Muito feliz em ver a movimentação organizada pelas escolas. As crianças precisam saber como foi a Independência do Brasil, quem foram os protagonistas. E o desfile permite que eles aprendam na prática o significado do papel deles como cidadão”, parabenizou.