Óculos de realidade virtual ensina sobre educação viária a mais de 170 pessoas em PG

Ações seguem até o final do mês e fazem parte da Semana Nacional de Trânsito

13/9/2022

Desde o início de setembro, quem passa pela Praça Portugal, no Bairro Guilhermina, aos finais de semana podem vivenciar situações reais do dia a dia do trânsito, com orientações sobre atitudes mais seguras, de forma virtual, utilizando óculos especiais através do projeto Bike Legal, da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). No total, 171 pessoas já passaram pelo projeto desde o início do mês. Durante a atividade, que faz parte do mês voltado a ações de segurança no trânsito (alusivos à Semana Nacional de Trânsito), moradores e turistas podem embarcar em uma bicicleta fixa e, com o uso de equipamentos de realidade virtual, visualizar uma simulação em 3D, gravada em locais reais da Cidade.

Durante setembro, as atividades do Bike Legal serão realizadas nos finais de semana e feriado, sempre das 8 às 12 horas, na Praça Portugal (calçadão da orla do Bairro Guilhermina, na altura da Rua Ipanema). Somente no dia 26 a ação será realizada no Portinho. Além dessa atividade, outras ações educativas serão realizadas pela Secretaria de Trânsito (Setran), em alusão à Semana Nacional de Trânsito, ao longo de todo mês, como palestras, distribuição de materiais informativos e concurso cultural.

O secretário de Trânsito de Praia Grande, José Américo Franco Peixoto, destacou que as ações de prevenção a acidentes acontecem ao longo de todo ano, ainda que sejam intensificadas durante o período da Semana Nacional de Trânsito. “Queremos incentivar que as pessoas tenham uma conduta cidadã e de paz no trânsito. Pequenas atitudes durante a condução de veículos podem salvar vidas. Além disso, pedestres também precisam respeitar as normas. Se todos fizerem o seu papel, teremos um trânsito mais seguro”.

Realidade virtual – O trabalho faz parte do projeto Bike Legal. Dentro da simulação, sobre as imagens reais são inseridos ícones e elementos de animação (mixed reality), que auxiliarão na compreensão das informações que tornariam o passeio mais seguro.

Os vídeos que são passados durante a ação de realidade virtual, que tem a duração de aproximadamente 3 minutos, foram captados em 360 graus, permitindo que o público possa ver o entorno quando girarem a cabeça e a experiência se torne mais real.

Os óculos de realidade virtual contam com detalhes ricos, cores vibrantes, gráficos em 3D, alto-falantes incorporados ao headset, som climático e imersivo e moldagem por injeção de espuma. As mãos e gestos aparecem na realidade virtual com precisão realista e intuitiva.

Operação Escola – Dentro das ações do Operação Escola os agentes de trânsito da Setran vão realizar a entrega de panfletos informativos e realizar orientações junto a pais, responsáveis, estudantes e funcionários das unidades. Os trabalhos acontecem sempre no lado externo das unidades, nos horários de entrada e saída dos alunos. Durante a ação, são realizadas também travessias seguras e controle do fluxo de veículos no local. Desde o início do mês, mais de 420 pessoas foram orientadas durante a ação.

Concurso Cultural – Com o tema “1, 2, 3, salvando vidas outra vez! Juntos podemos mais”, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino de Praia Grande produziram vídeos para o 5º Concurso Cultural de Vídeos da Setran, que ilustraram ideias para evitar acidentes de trânsito, em especial, os atropelamentos. Os estudantes vencedores serão anunciados dentro da Semana Nacional de Trânsito. Todos os estudantes participantes receberão certificados e os alunos dos vídeos vencedores ganharão kits escolares e terão suas produções divulgadas nas redes oficiais da Prefeitura de Praia Grande.

Semana Nacional de Trânsito – A Semana Nacional de Trânsito é celebrada anualmente no período de 18 a 25 de setembro com diversas ações voltadas à segurança viária. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a principal finalidade da Semana é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano.

Cronograma – Confira a programação completa do mês de setembro:

Dia 1º – Operação escola – EM Professora Maria Nilza
Dia 20 – Semana Nacional de trânsito – ações educativas no Auto Shopping
Dia 21 – Semana Nacional de trânsito – ações educativas no Auto Shopping
Dia 22 – Semana Nacional de trânsito – ações educativas no Auto Shopping
Dia 23 – Semana Nacional de trânsito – ações educativas no Auto Shopping (revelação dos estudantes vencedores do 5º Concurso Cultural de Vídeos da Setran)
Dia 24 – Semana Nacional de trânsito – ações educativas no Auto Shopping
Dia 25 – Projeto Bike Legal (realidade virtual) – Praça Portugal
Dia 26 – Projeto Bike Legal (realidade virtual) – Portinho
Dia 27 – Operação escola – EM Governador Franco Montoro
Dia 28 – Operação escola – EM Lions Clube Ocian
Dia 29 – Palestra EM Elza Carvalho
Dia 30 – Palestra EM Elza Carvalho.