Refugiadas da guerra do Afeganistão recuperam em Praia Grande a alegria de viver

Behista e Fawzia Azizi, mãe e filha, são alunas do curso de confeitaria realizado pela Prefeitura

Por Pedro Sbravatti | 16/9/2022

Imagine deixar tudo para trás em uma fuga desesperada dos horrores que uma guerra provoca. Famílias, amigos, sua casa, pertences, todas as relações que construiu e conquistou ao longo de uma vida, de uma hora para outra, deixam de existir. No caminho tortuoso de um refugiado rumo a um novo lar, os milhares de quilômetros de distância da terra natal transformam as lembranças em combustível para amenizar tanta dor e sofrimento. O sentimento de medo do que vem pela frente é outro que caminha lado a lado neste percurso. Este foi o cenário vivido pelas afegãs, Fawzia e Behista Azizi. Mãe e filha fugiram do Afeganistão e reencontraram em Praia Grande motivos para sorrir e acreditar em um futuro onde a alegria vire uma companheira diária.

Um dos principais motivos que alimenta a esperança de Fawzia e Behista de uma vida melhor é a participação no curso profissionalizante de confeitaria. A capacitação desenvolvida gratuitamente pela Prefeitura de Praia Grande ensina deliciosas receitas de doces e salgados. A atividade funciona como uma excelente oportunidade para os alunos de ingressar no mercado de trabalho.

“Participar deste curso está sendo uma alegria muito grande para nós duas. Eu, minha mãe e irmão viemos fugidos da guerra que tomou conta do Afeganistão. Foi muito triste e difícil deixar nosso país. Estar em Praia Grande significa uma nova chance, um recomeço de nossas histórias”, disse a Behista Azizi, de 28 anos.

Fawzia e Behista chegarem em Praia Grande no dia 7 de julho. As duas estão morando na casa de amigos no Bairro Melvi. A nova trajetória de vida vem acompanhada de alegria e muitos desafios, o principal deles, a dificuldade em se comunicar. “Nós não sabemos uma palavra em português. Apesar disso, estamos sendo muito bem acolhidas por todos aqui em Praia Grande. Nos comunicamos com a professora e os demais alunos por meio de aplicativo de tradução. Eles se esforçam para nos ajudar e tirar nossas dúvidas. As tardes com eles alegram a nossa vida, depois de tanta tristeza que passamos”, comentou Behista.

Aos poucos, Praia Grande vai ganhando contornos de um novo lar para as duas afegãs. As belezas da Cidade e o carinho com que estão sendo tratadas são apontados por Fawzia como fatores importantes neste período de adaptação no Brasil. A participação no curso de confeitaria, além da questão profissional, também é uma forma de socializar, conhecer pessoas e fazer novas amizades. A criação de vínculos afetivos e emocionais ajuda a suportar, enfrentar e até superar a saudade de casa e de tudo que ficou para trás.

“Somos novas aqui, as coisas foram muito difíceis no começo no Brasil e ainda são. Felizmente, eu e minha filha conseguimos esse curso de confeitaria e meu filho, que também veio conosco, está fazendo o de pintura no PIC Melvi. Tudo gratuito e oferecido pela Prefeitura. Com isso, estamos tendo a oportunidade de aprender. Estamos adorando tudo. Agradeço aos moradores de Praia Grande, que são pessoas amigáveis e estão nos ajudando muito. É uma nova vida para nós”, enalteceu Fawzia.

Qualifica PG – O curso de confeitaria é oferecido gratuitamente pela Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) de Praia Grande em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas são 100% presenciais e acontecem na unidade do Programa de Integração e Cidadania (PIC) Melvi, nos períodos da manhã e tarde.

A capacitação é um dos cursos oferecidos pelo programa municipal ‘Qualifica PG’. Acompanhe as oportunidades através do link: https://linkr.bio/cursosqualificapg.