Capinadeiras mecânicas auxiliam na limpeza urbana do Bairro Vila Sônia

Equipamento é conduzido por um funcionário embarcado e agiliza o trabalho no trecho

Por Jaqueline de Marco | 22/9/2022

O Bairro Vila Sônia, em Praia Grande, está recebendo manutenções urbanas pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). Os trabalhos estão concentrados atualmente na Rua Arnaldo Augusto Batista, que está passando por varrição, raspagem de areia da sarjeta, corte de mato e, para tornar o trabalho mais ágil e logístico, o local está contando ainda com limpeza feita por capinadeiras mecânicas autopropelidas. Os trabalhos devem ser finalizados nos próximos dias.

As máquinas são conduzidas por um funcionário embarcado e têm alta eficiência na eliminação de mato, ervas daninhas entre paralelepípedos, beiras de guias e em bloquetes de concreto, muito utilizado em áreas pavimentadas e urbanas. Os pequenos veículos contam com equipamentos que realizam a manutenção tanto de grandes espaços quanto de locais estreitos. Durante os trabalhos, podem ser necessárias interdições temporárias de faixas de rolamento de veículos.

As ações estão sendo realizadas pela Divisão de Limpeza Urbana, chamada de Regional 1 da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). E além das capinadeiras mecânicas, os trabalhos contam ainda com o auxílio de demais maquinários especializados, como roçadeiras costais, além de ações manuais.

De acordo com a diretora de Limpeza Urbana da Sesurb, Sandra Oliva, a ação é constante e estes maquinários especializados auxiliam muito na zeladoria da Cidade. “São formas de trazer mais beleza para o ambiente e ainda ajudar a organizar o espaço urbano. A Sesurb está sempre atenta ao cronograma de atendimento em toda Cidade, garantindo a limpeza e manutenção de diversos bairros”, explicou.