Vacinação contra poliomielite, covid-19 e gripe acontece neste sábado (24) em Praia Grande

Cemas funcionará das 9 às 15 horas

Por Aline Gomes | 23/9/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

Neste sábado (24), a Prefeitura de Praia Grande disponibiliza para a população as vacinas contra a poliomielite, covid-19 e gripe. O Cemas (Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação) funcionará das 9 às 15 horas para atender os munícipes que ainda não tomaram suas doses.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada pelo Governo Federal até o dia 30 de setembro e tem como público-alvo crianças de 1 ano até menores de 5 anos de idade. O responsável deverá levar a criança com um documento da criança e a caderneta de vacinação em mãos.

Covid-19 – Praia Grande segue aplicando a primeira dose da vacina contra a covid-19 para crianças de 3 anos com comorbidades ou deficiências e maiores de 4 anos. Para a vacinação, é fundamental que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsável legal e apresentar a documentação necessária:

- Documento de identidade do responsável;
- Comprovante de residência em nome do responsável;
- Documento de identidade da criança (RG ou certidão de nascimento);
- Caderneta de vacinação da criança;
- Cartão do SUS da criança;
- CPF da criança (se possuir);
- Documento que comprove a comorbidade ou deficiência (quando for o caso);
- Pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br (preferencialmente).

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são: Doenças Cardiovasculares, sendo: Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doença da aorta, dos grandes vasos e fistolas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados. Além de: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente, Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, Doença Cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos, Anemia falciforme, Obesidade mórbida, Síndrome de Down, Cirrose Hepática, HIV.

Demais grupos – A quarta dose da vacina contra a covid-19 continua disponível para as pessoas acima de 25 anos, indivíduos imunossuprimidos maiores de 18 anos e profissionais da saúde. É necessário ter tomado a terceira dose há, no mínimo, quatro meses.

Já a terceira dose está disponível para maiores de 12 anos de idade, desde que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Maiores dos 5 anos que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante ou não completaram o esquema vacinal também poderão receber a vacina.

Documentação 4ª dose – As pessoas acima de 25 anos deverão levar o comprovante de vacinação com a terceira dose contra a covid-19 realizada há, no mínimo quatro meses, além de documento pessoal e comprovante de residência. Pessoas imunossuprimidas precisarão apresentar laudo ou receitas que comprovem a condição de saúde.

Gripe – A vacinação contra a gripe permanece disponível a todos os munícipes a partir dos seis meses de idade e o imunizante será oferecido enquanto durarem os estoques.

As pessoas que tiveram covid-19 devem esperar 14 dias após a cura para se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra arbovirose devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para tomarem a vacina contra a influenza.

Usafas – De segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, a vacinação contra a gripe e covid-19 acontece nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas).