Guarda Ambiental detém homens em flagrante

Envolvidos foram conduzidos à delegacia e ficarão à disposição da Justiça

Por Luciano Agemiro | 28/9/2022

Foto Indisponivel

Ações recentes da Guarda Ambiental de Praia Grande resultaram no indiciamento de dois homens, detidos em flagrante quando cometiam crimes ambientais no Bairro Ribeirópolis. Os crimes ocorreram na mesma região, em uma área ‘congelada’ na Rua Ilda Rosa da Cunha. A esposa de um dos acusados, inclusive, recebia auxílio aluguel do Município.

Os acusados cortaram árvores e construíram barracos ilegais. Ao terem os nomes consultados pelos agentes municipais, constatou-se que um dos envolvidos constava no cadastro da Secretaria de Habitação, como marido de uma mulher que recebia auxílio aluguel da Cidade justamente para não precisar morar em áreas irregulares.

Áreas congeladas são locais invadidos, cujos moradores antigos foram cadastrados pela Secretaria de Habitação (Sehab) e aguardam a inclusão em programas habitacionais do Município. Essas áreas são constantemente monitoradas por câmeras, imagens de satélites e drones.

Risco - Além de destruírem áreas de proteção ambiental, levando risco à fauna e flora locais, invasões e construções irregulares colocam em perigo as pessoas que moram nestes locais. Alagamentos, desabamentos, infecções e outros problemas podem atingir essas pessoas. Serviços como saneamento básico, saúde e Educação acabam não sendo oferecidos de forma satisfatória.

Por isso, a Cidade conta com a Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, formada por diversos setores da Administração, é responsável pelo monitoramento de áreas ocupadas irregularmente.

De acordo com o inspetor da Guarda, Fábio Marques, novas invasões são repelidas de imediato, os autores são responsabilizados pelo dano e as construções removidas. “O intuito é garantir a recuperação da área afetada, a regenereção natural da vegetação nativa como refúgio da fauna silvestre e serviços ecossistêmicos”.