“Outubro Criança” tem início neste sábado (08) em Praia Grande

Programação acontecerá no Pavilhão Jair Rodrigues (dia 08) e Palácio das Artes (13 a 16)

Por Bruno Biazotto | 5/10/2022

A partir deste sábado (08), a criançada poderá se divertir com uma programação especial em Praia Grande. Elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o “Outubro Criança” trará atividades ao longo do mês no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, dia 08, e Palácio das Artes, de 13 a 16. Espetáculos teatrais, oficinas, brincadeiras, apresentação circense são algumas das atrações, todas elas oferecidas gratuitamente aos pequenos moradores e turistas da Cidade.

No Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, a programação tem início às 13 horas, com a abertura da Feira de Artesanato Itinerante – Especial Dia das Crianças. Os artesãos de Praia Grande trarão produtos 100% manuais com a temática do evento aos que queiram presentear os pequenos. Das 13h30 às 15 horas, os jogos e brincadeiras com aquele clima de infância estarão acontecendo pelo local. Boca do palhaço, quebra-cabeça e jogo da velha são algumas das famosas brincadeiras que serão lembradas no período.

A partir das 15 horas, o professor Emerson Bertti ministrará “Musicalizando para Crianças”, uma oficina com percussão corporal. Uma hora depois, a apresentação circense “Caminhão de Trapézio”, do Circuito SP, traz ainda mais diversão ao evento. Encerrando, outra atração em parceria com o Circuito SP: o espetáculo “Histórias de Tia Nastácia” faz uma viagem ao universo dos contadores de histórias do meio rural. A tia Nastácia que existe no pensamento simbólico de cada um é trazida afetivamente nas contações de histórias interpretadas pela artista Vanderléia Barboza, surgindo em meio às canções/cantigas tradicionais e convidando o público para uma viagem nos causos pelas roças das cidades do Interior Paulista.

Palácio das Artes – De 13 a 16 de outubro é a vez do Palácio das Artes receber as crianças para curtirem o “Outubro Criança”. Sempre a partir das 14 horas, as atividades trarão diversão e muito mistério. Voltado às crianças de 5 a 10 anos, os “Detetives da Cultura” Luli e Joca estarão no Palácio das Artes em busca de um tesouro e contarão com a ajuda das crianças a fim de desvendar este mistério. Os pequenos só precisarão tomar cuidado com a presença de Haroldo, um vilão que tenta atrapalhar a missão secreta, para encontrar e fugir antes da turma dos Detetives da Cultura. Tendo vagas limitadas (20 vagas - inscrição feita 30 min antes da atividade), a ação acontecerá diariamente às 14 horas (também às 16 horas no sábado).

Igualmente ao Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, os jogos e brincadeiras antigos, como boca do palhaço, quebra-cabeça e jogo da velha, farão com que o PDA tenha aquele clima de infância. A programação acontecerá todos os dias, das 14h às 17 horas, sem restrição de vaga ou idade aos participantes.

Às 15 horas, as atividades terão atrações distintas de 13 a 16 de outubro. Na quinta (13), uma contação de história e a oficina de confecção do fantoche “O Bicho Folharal” (25 vagas destinada às crianças de 05 a 10 anos – inscrição 30 min antes) serão feitas pela professora Maria Fernanda Capelli. Já na sexta, a oficina “Musicalizando – Percussão e Cirandas” ” (30 vagas destinada às crianças de 05 a 10 anos – inscrição 30 min antes) confeccionará chocalho para atividades de percussão e resgate das músicas antigas infantis (cirandas). No sábado (15) e domingo (16), o cantor Ninno Junior comanda o “Música no Hall” com repertório de canções infantis.

Para finalizar o “Outubro Criança”, o espetáculo “Era Uma Vez... Um Reizinho Mandão” volta ao palco do Teatro Serafim Gonzalez no domingo, às 16 horas. A peça conta a história de um lindo príncipe, que, ao nascer, recebe de suas fadas madrinhas um dom inusitado: conseguir tudo o que quer. Com o passar do tempo, o dom do menino passa a ser um problema para todo o reino. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes da apresentação.

Programação – Confira a programação resumida do “Outubro Criança”:

Outubro Criança - Evento Gratuito
Sábado (08) - Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues (Rua Savério Fittipaldi, s/nº - bairro Quietude)
13h às 19h30: Feira de Artesanato Itinerante – Especial Dia das Crianças
14h: brincadeira infantis (boca do palhaço, quebra-cabeça, amarelinha, entre outros)
16h: apresentação circense “Caminhão Trapézio” (Circuito SP)
18h: contação de história “Histórias da Tia Nastácia” (Circuito SP)

13 a 16 de outubro - Palácio das Artes (Avenida Pres. Costa e Silva, nº 1600 – bairro Boqueirão)
Quinta-feira (13)
14h às 17h: brincadeira infantis (boca do palhaço, quebra-cabeça, amarelinha, entre outros)
14h: “Detetives da Cultura” – Inscrições: 20 crianças de 5 a 10 anos (permissão de 1 acompanhante) - 30 min antes
15h: contação de história e oficina de confecção de fantoche “O Bicho Folharal” - com Maria Fernanda Capelli - Inscrições: 25 crianças de 5 a 10 anos (permissão de 1 acompanhante) - 30 min antes

Sexta-feira (14)
14h às 17h: brincadeira infantis (boca do palhaço, quebra-cabeça, amarelinha, entre outros)
14h: “Detetives da Cultura” – Inscrições: 20 crianças de 5 a 10 anos (permissão de 1 acompanhante) - 30 min antes
15h: oficina Musicalizando (percussão e cirandas) – com professor Emerson Bertti
Inscrições: 30 crianças de 5 a 10 anos (permissão de 1 acompanhante) - 30 min antes

Sábado (15)
14h às 17h: brincadeira infantis (boca do palhaço, quebra-cabeça, amarelinha, entre outros)
14h: “Detetives da Cultura” – Inscrições: 20 crianças de 5 a 10 anos (permissão de 1 acompanhante) - 30 min antes
15h: Música no Hall - com cantor Ninno Junior
16h: “Detetives da Cultura” – Inscrições: 20 crianças de 5 a 10 anos (permissão de 1 acompanhante) - 30 min antes

Domingo (16)
14h às 17h: brincadeira infantis (boca do palhaço, quebra-cabeça, amarelinha, entre outros)
14h: “Detetives da Cultura” – Circuito interativo
Inscrições: 20 crianças de 5 a 10 anos (permissão de 1 acompanhante) - 30 min antes
15h: Música no Hall - com cantor Ninno Junior
16h: Espetáculo “Era Uma Vez... Um Reizinho Mandão” - Ingressos distribuídos a partir de 1 hora antes da apresentação
Endereços – O Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues fica localizado na Rua Savério Fittipaldi, s/nº, no bairro Quietude. O Complexo Cultural Palácio das Artes está situado na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, Bairro Boqueirão.