EM Elza Oliveira de Carvalho recebe projeto Escola de Trânsito Móvel

Pista de trânsito em miniatura ensina crianças sobre regras viárias

Por Jaqueline de Marco | 7/10/2022

Os estudantes da EM Elza Oliveira de Carvalho tiveram uma aula diferente na quinta-feira (6). A equipe da Secretaria de Trânsito (Setran) levou o projeto Escola de Trânsito Móvel até a unidade, onde os alunos do 2º ano puderam aprender de forma prática sobre regras viárias através do circuito em miniatura. Placas de trânsito, semáforo e faixas de pedestres são alguns exemplos do que as crianças presenciaram durante a atividade, em um espaço cenográfico, com estrutura modular, para circularem utilizando bicicletas. E ao longo de todo mês de outubro, a mesma ação será realizada em diversas outras unidades de ensino da Cidade.

Além da EM Elza Oliveira de Carvalho, até o final do mês o circuito viário em miniatura deve ser instalado também nas seguintes unidades: EM Circe Sanches, EM Luiza Borba, EM Newton Castro, EM Maria de Lourdes, E.M. Florivaldo Borges de Queiroz, EM Ruth Cardoso e EM Oswaldo Justo.

De acordo com o secretário de Trânsito de Praia Grande, José Américo Franco Peixoto, ensinar desde a base que o respeito às regras de trânsito evita acidentes. “Esse trabalho é muito importante, pois assim estes estudantes além de passarem seus conhecimentos aos pais, também serão os motoristas prudentes de amanhã”.

A professora Viviane Souza Mendes explicou que os alunos também desenvolveram atividades temáticas em sala de aula antes de participarem da Escola de Trânsito Móvel. “O aprendizado gera a mudança de atitudes e a adoção de comportamentos seguros resulta na melhoria da segurança no trânsito”, concluiu.