Praia Grande participa de evento internacional da Unesco sobre cultura oceânica

Secretário de Meio Ambiente de PG, Paulo Martins, destacou importância do evento

Por Aline Mota | 13/10/2022

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Praia Grande participou do evento mundial da Unesco sobre cultura oceânica. O tema central foi a “Mudança que precisamos para o oceano que queremos”. A atividade ocorreu no campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Centro Histórico de Santos, na terça-feira (11).

A mesa redonda que debateu o tema foi composta por representantes das secretarias de Meio Ambiente das cidades da Baixada Santista. A problemática do descarte irregular de resíduos no mar foi apontada por todos como o principal vilão da poluição dos mares e oceanos. Ao final das atividades, os municípios assinaram um termo de compromisso confirmando o desejo da criação de projetos e ações que possam trabalhar para reverter essa situação.

“Esse evento tem como norte principal o combate ao lixo no mar. O debate que tivemos foi muito proveitoso, pois retratou a problemática dos oceanos, falou sobre o cenário da Região Metropolitana da Baixada Santista e sobre possíveis ações integradas entre municípios”, comentou o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Paulo Martins.

A discussão de políticas públicas voltadas a educação ambiental das pessoas em todas as faixas etárias também foi outro ponto bastante debatido. Buscar uma maior conscientização da população sobre o tema é uma estratégia para tentar evitar o descarte irregular de objetos no mar. “Assinamos o compromisso ‘Ciência para a tomada de decisão da Baixada Santista e Região’. A partir deste documento temos como meta principal a construção de um plano regional de atuação”, explicou o secretário praia-grandense.