Praça no Solemar é remodelada e vai ganhar base da GCM e Casa do Artesão

Obras, iniciadas essa semana, têm previsão de término de 15 meses

Por Jaqueline de Marco | 20/10/2022

Uma das principais praças de Praia Grande, que durante muitos anos abrigou uma das feiras de artesanato da Cidade, está ganhando cara nova. A Praça Carlos Gomes, localizada na Avenida Presidente Kennedy, entre as Ruas Francisco Alves e Amelletto Franceschelli, e a Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas, no Solemar, será toda reformada e vai ganhar ainda a Casa do Artesão e uma nova base da Guarda Civil Municipal (GCM). As obras no local, que tem área total de 8.410 m², foram iniciadas essa semana e tem previsão de término de 15 meses. O trabalho está sendo realizado através de convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

A praça receberá a troca de revestimento de pisos e calçadas, que ganharão trechos em concreto intertravado, concregrama, cimentado pintado, porcelanato, placas emborrachadas, madeira plástica, pedra mosaico português e granito. A Rua Francisco Alves passará por mudanças e nela será criado espaço destinado à caminhada, além de ganhar ainda área para a realização de lanches por meio de Food Trucks, que terão baias para estacionamento, para mesas e bancos. A obra prevê ainda novos trechos de playground infantil, além de academia ao ar livre.

Artesão e GCM – Um dos principais destaques do local será a construção da Casa do Artesão, que será um espaço público destinado ao desenvolvimento de aptidões, mediante treinamentos e capacitações, exposições, com o intuito de fomentar ainda o artesanato local, incentivando o comércio, regatando raízes caiçaras, fomentando o turismo e oportunizando a geração de renda. A construção contará com espaço para exposições, salas de aula e capacitação, escritório, copa, depósito, além de banheiros masculinos e femininos. Além disso, a Praça Carlos Gomes também terá uma base da GCM, com um posto físico para os guardas, que deve aumentar ainda mais a questão de segurança pública no local.

Plano de Governo – As melhorias no local fazem parte das ações previstas no plano de governo da prefeita Raquel Chini, que previa a criação de uma Casa do Artesão em Praia Grande, além da instalação de uma unidade de segurança da Guarda Civil Municipal no Bairro Solemar.