Academias da Saúde promovem caminhada na praia em alusão ao Outubro Rosa

Atividade teve como objetivo orientar pessoas sobre o câncer de mama e de colo de útero

Por Aline Gomes | 27/10/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

As Academias da Saúde de Praia Grande se reuniram nesta quinta-feira (27) para uma caminhada na praia, com muita atividade física e animação. A ação foi realizada em prol conscientização sobre o Outubro Rosa, mês da conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Os educadores físicos e os frequentadores das Academias se reuniram na pista de skate do Bairro Ocian. Cerca de 150 pessoas de roupa e bexiga rosa caminharam pela orla da praia. Os presentes fizeram alongamentos, exercícios físicos e brincadeiras e os educadores aproveitaram para orientar sobre a importância do acompanhamento periódico por meio do exame de preventivo e do rastreio de mamografia, para evitar doenças no futuro. Ambos podem ser solicitados em qualquer uma das 30 Unidades de Saúde da Família (Usafa) do Município.

“Embora a campanha já seja bem repercutida nas Usafas e nas mídias em geral, a ideia é intensificar cada vez mais a importância da campanha junto à população e facilitar a propagação entre as alunas e alunos”, disse a educadora física da Academia da Saúde Santa Marina, Aline Ferreira Sá de Lima.

Segundo o educador físico da Academia da Saúde Aloha, João Augusto Alves, a ação visou ir além do exercício físico, promovendo saúde por meio da educação. “Nós conversamos sobre o câncer de mama, a importância do autoexame, da prevenção e do diagnóstico precoce. E firmamos um compromisso de estar sempre em dia com as consultas nas Usafas. O evento foi mais uma demonstração do quão importante é se movimentar, tirar o munícipe da inatividade, visando sempre uma melhor qualidade de vida”.

Outubro Rosa nas Usafas – As 30 Usafas estão intensificando neste mês o atendimento ao público feminino, mas também estão disponíveis durante todo o ano, por meio de oferta de coleta de exames preventivos e rastreio e agendamento de exames de mamografia na rede credenciada. Estão sendo feitas durante o período orientação sobre saúde da mulher, além de atualização de cadastro da Usafa e de informações das famílias que recebem Auxílio Brasil.

Academias da Saúde – Pessoas de todas as idades podem fazer atividades nas Academias da Saúde de Praia Grande. Hoje, cerca de mil pessoas estão cadastradas e participam das atividades oferecidas. Para fazer a matrícula, basta procurar o educador físico com cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do posto. O profissional irá fazer uma avaliação do paciente para poder indicar a turma mais adequada. A pessoa também pode ser indicada para a Academia pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa).

Confira o endereço das Academias de Saúde:

Academia de Saúde São Jorge – Avenida dos Trabalhadores, n°4.242, Bairro Antártica
Academias de Saúde Antártica – Rua Samuel Aunweor, s/nº, Antártica
Academia de Saúde Samambaia – Avenida das Araucárias, s/nº, Samambaia
Academia de Saúde Aloha – Rua Walter Feliciano, s/nº, Nova Mirim
Academia de Saúde Ocian – Rua José Jorge, s/nº, Ocian
Academia de Saúde Santa Marina – Rua Particular Anhanguera, Anhanguera
Academia de Saúde Esmeralda II –Rua Hugo de Carvalho Ramos, s/nº, Esmeralda
Academia de Saúde Melvi – Rua Leopoldo Augusto Miguez, nº 702, Melvi
Academia de Saúde Maracanã - Rua César Rodrigues, s/nº, Maracanã.