Praia Grande intensifica atendimentos durante o Novembro Azul

Foco vai além do câncer de próstata e buscar cuidar da saúde integral da pessoa

Por Aline Gomes | 1/11/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

Praia Grande está preparada para atender o público durante a campanha do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. As 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade estão intensificando o atendimento aos homens, mulheres trans, travestis durante todo o mês, com foco não apenas no câncer, mas na saúde desse público como um todo.

Serão promovidas ações de educação em saúde, com orientações e palestras sobre o câncer de próstata e promoção à saúde, além de trabalhos de grupo. Também serão reforçadas ações de prevenção ao diabetes a toda a população, devido ao Dia Mundial e Nacional do Diabetes, celebrado em 14 de novembro.

Além disso, durante todo o mês de novembro serão incentivadas atividades para o bem-estar que ajudam a prevenir doenças. Neste caso, com apoio das Academias da Saúde, que promovem qualidade de vida aos munícipes com atividades físicas e de recreação.

Caso haja necessidade de encaminhamento para algum exame ou consulta, o paciente será acolhido pelos profissionais da unidade. E se o exame realizado apresentar alguma alteração, a pessoa poderá ser encaminhada, se necessário, a um especialista.

“Há alguns anos a campanha do Novembro Azul buscou ir além da prevenção ao câncer de próstata e voltar o olhar para a saúde da pessoa como um todo. Por isso, estamos intensificando as ações para que esse público também possa se cuidar melhor e não somente quando ficar doente”, destaca a subsecretária de Atenção à Saúde de Praia Grande, Bruna Renó.

ISTs – As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também farão parte da campanha do Novembro Azul. O Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) de Praia Grande disponibiliza preservativos e testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente, além de encaminhar pacientes para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Ambos os equipamentos ficam na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar – Boqueirão.

O horário de atendimento para a realização dos testes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30. O SAE é referência em Praia Grande, reunindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids, hepatites e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Dados – O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a causa de morte de 29,2% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

É importante cuidar da saúde para prevenir a doença, já que o câncer de próstata normalmente não apresenta sintomas e, quando os sinais começam a aparecer, o tumor pode já estar em fase avançada. Segundo o Inca, algumas medidas podem proporcionar uma melhor saúde e prevenir o problema. Entre elas: ter dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; ingerir menos gordura, principalmente as de origem animal, pois ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis; praticar pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, reduzir o consumo de álcool e não fumar.

Atenção Básica – O setor de Atenção Básica de Praia Grande dispõe de 30 Usafas. As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações e estrutura. A Cidade tem mais de 100 equipes do Programa Saúde da Família e cobre 100% da população. A excelente marca reforça o Município como referência na Região Metropolitana da Baixada Santista no setor.

As Usafas atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Confira o endereço das unidades:

1 - Usafa Aviação - Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº 2929
2 - Usafa Boqueirão - Av. Pres. Kennedy, nº 918 Boqueirão
3 - Usafa Mirim - Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
4 - Usafa Tupi - Rua Meinacós, nº 95 – Tupi
5 - Usafa Aloha - Rua Zenji Sasaki, nº 269- Nova Mirim
6 - Usafa Anhanguera - Rua Josefa Alves de Siqueira, nº 649 – Anhanguera
7 - Usafa Antártica - Av. dos Trabalhadores 3801 – Antártica
8 - Usafa Caiçara - Rua Mathilde de Azevedo Setubal nº 630 – Caiçara
9 - Usafa Esmeralda - Rua Menotti Del Picchio, altura do n° 179
10 - Usafa Forte - Av. Rio Branco, nº 562 – Forte
11 - Usafa Guaramar - Av. dos Trabalhadores, nº 1717 – Glória
12 - Usafa Maracanã - Rua Cesar Rodrigues Reis, 850 – Maracanã
13 - Usafa Melvi - Rua João Caetano, nº 101 – Melvi
14 - Usafa Mirim II - Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 400
15 - Usafa Ocian - Rua José Jorge, 521 – Ocian
16 - Usafa Quietude - Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, nº 500
17 - Usafa Real - Rua das Begônias, nº 453 – Real
18 - Usafa Ribeirópolis - Rua Esmeraldo Tarquínio nº 471 – Ribeirópolis
19 - Usafa Rio Branco - Av. Hugo de Carvalho Ramos, 1521 – Esmeralda
20 - Usafa Samambaia - Av. das Araucárias nº 181 – Samambaia
21 - Usafa Santa Marina - Rua Particular, 598 – Anhanguera
22 - Usafa São Jorge - Av. dos Trabalhadores, nº 4242 – Antártica
23 - Usafa Solemar - Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar
24 - Usafa Tude Bastos - Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 - Sítio do Campo
25 - Usafa Tupiry - Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry
26 - Usafa Vila Alice - Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
27 - Usafa Vila Sônia - Rua Antônio Cândido da Silva nº 1075 - Vila Sônia
28 - Usafa Princesa - Rua Vergílio Gabriel de Siqueira. – Bairro Princesa
29 - Usafa Noêmia - Av. Pres. Kennedy, 4960 - Bairro Tupi
30 - Usafa Guilhermina - Av. Pres. Kennedy, 2100 - Bairro Guilhermina.