PG discute soluções para ampliar monitoramento de bebês prematuros no Hospital Irmã Dulce

Prefeita se reuniu com secretário de Saúde e Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros

Por Aline Gomes | 3/11/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

Praia Grande continua em busca de soluções para melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento de saúde à população e reduzir a mortalidade materno-infantil. Na última terça-feira (1º), a prefeita Raquel Chini e o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, receberam os membros do Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros (PBSF – Protecting Brains & Saving Futures), para discutir formas de ampliar o acompanhamento e monitoramento dos bebês prematuros na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce.

Um dos objetivos é evitar possíveis sequelas que possam surgir na criança recém-nascida. Um exemplo disso é a asfixia perinatal, terceira maior causa de morte de bebês no mundo. Somente no Brasil, cerca de quatro mil bebês morrem todos os anos em decorrência da asfixia no momento do parto, sem contar os milhares que ficam com sequelas graves como paralisia cerebral, cegueira e surdez.

A monitorização 24 horas do prematuro fornece ao médico todo o panorama da atividade cerebral e cardíaca do bebê, permitindo a atuação correta e precisa do profissional. “Estamos buscando formas de implantar essa monitorização para aprimorar ainda mais o acompanhamento na UTI neonatal. Esse aparelho permite que se verifique algum problema na criança de forma mais célere para dar a medicação mais adequada e impedir sequelas neurológicas. Nossa equipe de neonatologistas é referência, participou de diversas capacitações e, com o apoio dessa monitorização, acredito que vá melhorar ainda mais nossa assistência e reduzir a mortalidade infantil”, explica Nogueira.

A prefeita Raquel Chini destacou que esse esforço visa cumprir uma de suas metas do Plano de Governo que é a redução da mortalidade infantil no Município. “Eu acredito que, com parcerias como essa, poderemos melhorar cada vez mais o atendimento aos recém-nascidos e às mães e, consequentemente, diminuir cada vez mais a mortalidade materno-infantil. É o nosso compromisso”.

Também estiveram no encontro Gabriel Variane, médico neonatologista, fundador e atual presidente do Protecting Brains & Saving Futures; Alexandre Netto, médico neonatologista, co-fundador e vice-presidente do Protecting Brains & Saving Futures; e Cesar Rogério, relações institucionais do Protecting Brains & Saving Futures.

Asfixia Perinatal – Em setembro, como forma de conscientizar os profissionais de saúde da Cidade e da Região sobre a relevância ao tema, a Secretaria de Sáude Pública (Sesap) de Praia Grande promoveu o “Encontro Asfixia Perinatal: um grave problema de saúde pública”, em alusão à Campanha Setembro Verde Esperança, idealizada pelo Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros, em parceria com diversas instituições do Brasil e no mundo.

A Campanha “Setembro Verde Esperança” é idealizada pelo Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros em parceria com diversas instituições do Brasil e no mundo. O objetivo é conscientizar a população de que com tratamento adequado podemos minimizar o profundo impacto socioeconômico desta doença em nosso país.

A asfixia perinatal é condição grave decorrente da falta de oxigenação ao recém-nascido em momentos próximos ao nascimento. Representa a 3ª principal causa de morte (23%) neonatal no mundo inteiro. É a principal causa de lesão neurológica permanente em bebês nascidos a termo, em que grande parte pode ter o seu futuro comprometido por diversas sequelas neurológicas como paralisia cerebral, deficiência cognitiva, cegueira ou surdez.

Neste cenário, a doença apresenta um devastador impacto social e econômico. Importantes ações envolvendo a evolução no cuidado pré-natal, Programa de Reanimação Neonatal e Campanha Nascimento Seguro da Sociedade Brasileira de Pediatria tiveram importante impacto na prevenção da asfixia perinatal no Brasil. Fonte: Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros.