Hospital Irmã Dulce realizou 4 mil cirurgias de janeiro a outubro de 2022

Unidade efetiva aproximadamente 400 cirurgias mensais

Por Aline Gomes | 4/11/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

O Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) de Praia Grande realizou, aproximadamente, quatro mil cirurgias nos dez primeiros meses de 2022, entre emergenciais e eletivas (previamente agendadas, que não são urgentes).

O Irmã Dulce é o único hospital 100% SUS, porta aberta (que atende demanda espontânea, sem a necessidade de que o paciente passe em outra unidade de saúde antes), com mais 250 leitos em funcionamento na Baixada Santista. A unidade atende pacientes de toda a região e conta com aparelhos modernos, de última geração, além de corpo clínico altamente capacitado. “Estamos trabalhando para aprimorar os atendimentos e serviços prestados na área da Saúde. Praia Grande investe pesado em equipamentos e em profissionais para suprir as demandas que, muitas vezes, são de responsabilidade do Estado. O nosso pensamento é que, independente de qual esfera é responsável, o paciente deve ser atendido e ter seu problema solucionado o mais rápido possível. Não é fácil gerenciar uma rede hospitalar da complexidade do HMID, que tem porta aberta (atende a todos que chegam no local) e é 100% SUS, mas nós estamos empenhados e já estamos tendo bons resultados”, destacou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

O HMID é referência em traumatologia e neurocirurgia, porém realiza cirurgias em diversas áreas, em especial cirurgia vascular, atendendo inclusive, casos complexos. Outra área de destaque é a maternidade que é a mais completa da região, com equipe de neonatologistas, UTI neonatal totalmente equipada, estrutura que poucos hospitais de região possuem.

As demandas com maior número de procedimentos foram nas áreas de traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia e cirurgia geral. No Centro Cirúrgico do Irmã Dulce trabalham 15 equipes de diferentes especialidades: anestesiologia, traumatologia, vascular, cabeça e pescoço, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, otorrinolaringologia, neurologia, proctologia, urologia, pediatria, cirurgia torácica, bucomaxilo e cirurgia plástica. O local também recebe equipes vindas de hospitais de referência para captação de órgãos de doadores falecidos.

PS Central – Outro equipamento que vai contribuir para a ampliação dos atendimentos de urgência e emergência em Praia Grande é o Pronto-Socorro Central, que está sendo implantado no antigo prédio do Cemas (Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais e Sociais), Bairro Guilhermina, na Avenida Presidente Kennedy.

Segundo o secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira, a nova unidade permitirá também aumentar os atendimentos de maior complexidade realizados pelo Hospital Irmã Dulce. O PS Central e o hospital trabalharão integrados, com apoio de uma Regulação Municipal, que terá a missão de aprimorar o fluxo de atendimento dos pacientes, encaminhando-os, quando necessário, do PS Central para o hospital.

“O Pronto-Socorro Central vai desafogar os serviços de pronto-atendimento realizados pelo Hospital Irmã Dulce. A unidade também vai fazer procedimentos cirúrgicos em que a pessoa não precisa ficar muito tempo internada, em no máximo um dia ela recebe alta para casa. Isso vai permitir uma melhor organização do fluxo, deixando o hospital voltado apenas para atendimentos de maior complexidade”, destacou o secretário.

Cirurgias Eletivas – As cirurgias eletivas também têm recebido muita atenção por parte do Município. Para retomar os procedimentos paralisados devido à pandemia, em agosto de 2021, a Prefeitura de Praia Grande celebrou um convênio com a Santa Casa de Santos para ampliar o acesso a esse serviço.

E de janeiro a outubro de 2022 foram realizadas, pela Santa Casa de Santos, aproximadamente mil cirurgias não-emergenciais, tais como laqueaduras, vasectomias, plásticas, ginecológicas, pediátricas e gerais, como hérnias, de vesícula, entre outras.

Catarata – As cirurgias de catarata também têm sido motivo de investimentos por parte da Administração Municipal. Praia Grande celebrou convênio com uma ampla rede credenciada, que permite a ampliação dos atendimentos de consultas e exames, bem como o encaminhamento para procedimentos oftalmológicos.

De janeiro a outubro deste ano foram realizadas 114 cirurgias de catarata. Além disso, outros 683 pacientes estão passando por avaliação de cirurgia de catarata, que consiste em consultas e exames pré-operatórios que antecedem a realização do procedimento em si.

Atenção Básica – Praia Grande tem investido maciçamente em Saúde Preventiva, onde o foco é a qualidade de vida e a prevenção de doenças. Ao longo dos últimos anos a Cidade deu um salto de qualidade que beneficiou os munícipes: a cidade conta com 100% de cobertura da população no programa de Saúde da Família. A rede de Atenção Básica próxima da população e focada na prevenção, desafoga a rede de urgência e emergência, uma vez que a população passa distinguir com mais clareza quando realmente é necessário procurar um pronto-atendimento.

Saúde da Família – O setor de Atenção Básica de Praia Grande dispõe de 30 Unidades de Saúde da Família (Usafa) e 9 Academias da Saúde. Somente nos últimos anos, a Cidade ganhou dez novas Usafas e outras quatro estão previstas para serem construídas. As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações e ótima estrutura.