Usafa Maracanã realiza sessão de escalda-pés para funcionários e pacientes

Ação faz parte das práticas integrativas e complementares do SUS

Por Aline Gomes | 7/11/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

Com o objetivo de cuidar de quem cuida, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Maracanã promoveu na quinta-feira (3) uma ação de cuidado especial aos funcionários. Foi oferecido aos profissionais da unidade uma sessão de escalda-pés com ervas medicinais, com relaxamento e exercícios respiratórios, elementos que compõem as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a assistente social Jeane Bogsan, do Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica de Praia Grande (Nasf-AB), esse tipo de ação é extremamente benéfico aos profissionais, pois aporta aspectos positivos no campo do cuidado físico, mental, emocional e social. “O escalda-pés reúne técnicas da aromaterapia por óleos essenciais, de plantas medicinais e outras técnicas como o relaxamento ou massagem e consiste em repousar os pés numa bacia de água morna com as ervas ou óleos, por mais cerca de 15 minutos, beneficiando no combate do cansaço”.

A médica residente Amanda Penteado Salazar, do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de Praia Grande, também conduziu a ação. Ela destacou a importância das ervas medicinais como forma de complementar o cuidado à saúde na sua integralidade.

Após a atividade para os funcionários da unidade, o escalda-pés será disponibilizado para os pacientes da Usafa Maracanã, como complemento ao tratamento convencional, na próxima quarta-feira (9), a partir das 14h,

PICs – Segundo o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Atualmente, o SUS oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICs à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada do SUS.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

Nasf-AB – Dentro de sua estrutura de serviços prestados, o Nasf se destaca na prevenção, beneficiando a saúde, além de agilizar os atendimentos. A equipe conta com profissionais nas seguintes áreas: pediatria, ginecologia, psicologia, fisioterapia, educação física, assistência social e nutrição. O Nasf atende a partir da rede de Atenção Primária, em conjunto com as Usafas do Município.

Programa de Residência – Um dos grandes diferenciais que colocam Praia Grande como referência na área da Saúde são os seus Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde (MS), por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.

O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos, que contam com atividades teóricas e práticas nas Usafas-escola (Unidades de Saúde da Família), formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional (enfermagem, fisioterapia, odontologia e psicologia).

As Usafas atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Confira o endereço das unidades:

1 - Usafa Aviação - Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº 2929
27 - Usafa Vila Sônia - Rua Antônio Cândido da Silva nº 1075 - Vila Sônia
28 - Usafa Princesa - Rua Vergílio Gabriel de Siqueira. – Bairro Princesa
29 - Usafa Noêmia - Av. Pres. Kennedy, 4960 - Bairro Tupi
30 - Usafa Guilhermina - Av. Pres. Kennedy, 2100 - Bairro Guilhermina.