Curso de formação de condutores de Motolância do Samu é sediado em Praia Grande

Profissionais de várias regiões do País estão presentes na capacitação

Por Aline Gomes | 8/11/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

Praia Grande está sediando o Curso de Capacitação para profissionais da área da saúde que queiram atuar como condutores de Motolância do Samu (Serviço Móvel de Urgência e Emergência).

Com o objetivo de capacitar técnicos para atuarem em motocicletas, chamadas de motolâncias, levando o primeiro atendimento de maneira mais rápida para quem aciona o Samu, o curso é voltado para quem já é enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem do setor ou concluiu cursos específicos na área.

O curso é ministrado pelo GMAU (Grupo de Motociclistas de Atendimento às Urgências) do Samu e conta com instrutores de diversos estados brasileiros, como, Piauí, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. “É uma honra para nós sediar um treinamento e evento como este, principalmente envolvendo o Samu, que é um setor muito estratégico no SUS. Quanto mais capacitados e equipados os profissionais estiverem, mais vidas são salvas”, disse o secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow Nogueira.

Suckow ressaltou ainda o fato da Prefeitura de Praia Grande investir maciçamente na área da Saúde. “Ser sede deste treinamento só mostra a importância que Praia Grande dá para a área de Urgência e Emergência, inclusive, estamos construindo a quarta base decentralizada do Samu, no Bairro Maracanã, o que vai agilizar ainda mais o atendimento da equipe. Outro destaque do setor é o novo Pronto-Socorro Central, localizado no Guilhermina, que em breve terá suas obras concluídas e estará em funcionamento, desafogando, assim, o Hospital Irmã Dulce”, destacou o secretário.

Durante toda a semana, os alunos vão passar pela parte teórica no período da manhã e, na parte da tarde, aulas práticas no Kartódromo Municipal. A primeira fase do treinamento visa habilidade e equilíbrio; a segunda fase, velocidade.

O curso segue até sexta-feira tendo sua última aula e avaliação na pista de Motocross da Área de lazer Ézio Dall’acqua, que conta com terreno acidentado, ideal para avaliação da última etapa que é a Off road.

De acordo com o diretor de Atenção Pré-Hospitalar da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Eduardo Gomes, 14 alunos também de diversas localidades, inclusive da própria Cidade, estão participando do curso. “São cinco dias de curso e 95% das aulas são práticas. Os alunos vão passar por diversas avaliações e, se aprovados, receberão o certificado ao final das atividades”.

As principais funções daquele que trabalha em motolância é realizar os primeiros atendimentos de suporte básico à vida, como, manobras de reversão de parada cardiorrespiratória, contenção de hemorragias, além de redução do tempo-resposta entre o acionamento da equipe e o recebimento do primeiro atendimento, comunicação com a equipe da ambulância, preparação para transporte, atendimento geral e sinalização, entre outros.

Samu - O Samu conta com três bases em Praia Grande. Uma na Avenida Marginal, altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Samambaia (acoplada a UPA). As outras duas bases do SAMU na Cidade estão sediadas na Avenida Ministro Marcos Freire, s/n (na UPA Quietude) e na Rua Dair Borges, esta acoplada ao Hospital Irmã Dulce. O Samu atende pelo telefone 192.