Prefeitura analisa cadastros de munícipes que exerceram atividade de ambulante temporário

Estudo busca identificar pessoas que se enquadram nos requisitos sociais e de residência contidos na legislação municipal

Por Maria Souza | 10/11/2022

A Prefeitura de Praia Grande está analisando cadastros de munícipes que exerceram atividade de ambulante temporário até 31 de julho deste ano. A intenção do estudo é identificar pessoas que se enquadram nos requisitos sociais e de residência contidos na legislação municipal para a atividade de ambulante.

As licenças temporárias para ambulantes foram concedidas pela prefeitura em janeiro de 2021 para oferecer um meio de geração de renda a parte da população que sofreu com os impactos da pandemia e estava em busca de uma fonte de trabalho. Das 1.014 licenças temporárias concedidas, apenas 824 foram utilizadas.

A partir desse número, as secretarias de Finanças e Urbanismo realizaram um trabalho de recenseamento, que localizou e identificou 553 desses ambulantes. O questionário chamado auto de constatação da atividade de ambulante contou com perguntas como: O ambulante tem interesse de continuar exercendo a atividade no município? Tem outra atividade econômica? Já exerceu outra função profissional anteriormente? E possui algum curso de formação profissional?

O próximo passo é a Prefeitura fazer um cruzamento dessas informações do recenseamento com os sistemas de Saúde, Educação e Assistência Social da cidade, para confirmar se a pessoa ainda mora, utiliza os serviços públicos e se enquadra no perfil de ambulante, conforme a legislação municipal.

De acordo com o secretário de Finanças, esse trabalho é mais um passo da Administração Municipal na intenção de organizar a atividade de ambulante e a exploração turística na Cidade. “Com o recenseamento e o cruzamento de informações, será possível quantificar o número exato de munícipe que exercem o trabalho de ambulante temporário na Cidade. Sem contar da possibilidade de oferecer outras opções de renda a essas pessoas, de acordo com suas qualificações e experiências”.