Alunos de caratê realizam troca de faixa

Exame avalia conhecimento do atleta para a nova graduação

Por Luciano Agemiro | 1/12/2022

Colaboração Naihara Carvalho

Crianças, jovens e adultos, alunos de caratê das unidades do PIC e Cafe de Praia Grande, estão sendo reconhecidos por sua dedicação ao esporte. Ao longo da semana, as unidades do PIC Real, Melvi e do Cafe Sérgio Mainente estão realizando cerimônias de troca de faixa, o que acontece quando o aluno sobe de nível na modalidade. Cerca de 250 caratecas devem passar pelo exame.

Na tarde de quarta-feira (30), a celebração aconteceu no PIC Real. Os alunos que avançaram da faixa branca para a amarela, e da amarela para vermelha, puderam contar com a presença de familiares e amigos neste momento especial.

O carateca, Willian Faustino, de 16 anos, é aluno da unidade desde o começo do ano e realizou sua segunda troca de faixa, recebendo a graduação da cor vermelha. “Eu já treinava de forma não oficial com o meu irmão, e agora estou aqui no exame. São bem legais esses eventos, eu gosto bastante dos movimentos. Todos deveriam praticar, ensina sobre você, seu corpo e acalma”, declarou o jovem.

A pequena Alice Fernandes, de 7 anos, é a mascote do grupo e estava empolgada com sua evolução. Assim como o colega, migrou da faixa amarela para a vermelha. Seu pai, Fernando Fernandes, acompanhou orgulhoso o progresso da menina e contou que ela melhorou muito depois do esporte. “A Alice está praticando desde o começo do ano, era uma criança muito elétrica e após o caratê adquiriu mais disciplina e não está mais tão intensa”.

O professor Alexandre Spacassassi relatou sua satisfação em proporcionar esses momentos para seus alunos e destacou a importância de ter a comunidade apoiando o projeto. “A presença dos pais serve de incentivo para estes jovens. Muitos irão participar de eventos somente aqui e essa interação é importante”.

Os uniformes, incluindo as faixas, são de responsabilidade dos alunos. Alguns não possuem recursos para adquirir, mas isso não é impedimento. O professor e seus colaboradores organizam doações, e entre os alunos ocorre uma espécie de passagem de manto, com alunos doando seus equipamentos que não serão mais utilizados por eles para quem necessita.

Serviço – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são sete unidades instaladas no Município.