Seduc entrega certificados aos alunos participantes do Por Dentro da Prefeitura

O evento ocorreu nesta quinta-feira (08), no Auditório Jornalista Roberto Marinho

Por Daniel Elias | 9/12/2022

Ao longo do segundo semestre, 87 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participaram do programa Por Dentro da Prefeitura. Nesta quinta-feira (08), a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu a entrega de certificados aos estudantes pelo desempenho dentro da proposta pedagógica. O evento foi realizado no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

Os alunos receberam os certificados das mãos da prefeita, Raquel Chini, e da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, que estiveram presentes na homenagem. Os estudantes foram chamados ao palco em grupos conforme ocorreram as visitas dentro do programa Por Dentro da Prefeitura. Participaram também do momento, a subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira, e o diretor da Coordenadoria de Ensino Fundamental e Médio, Israel Batista.

Para abrir o evento, os presentes assistiram a dois vídeos. O primeiro apresentava os locais que os alunos conheceram durante o Por Dentro da Prefeitura, já o segundo mostrava imagens da visita dos estudantes à Seduc, ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe). Em determinado momento, como homenagem aos presentes, grupo de crianças da EM Carlos Eduardo Conte de Castro, do Bairro Tupiry, fizeram apresentação de coral entoando canções como Anunciação, de Alceu Valença, entre outras.

O Por Dentro da Prefeitura surgiu por intermédio de indicação da prefeita. Durante evento de entrega de ampliação de unidade escolar, realizada no início do ano, a chefe do Executivo destacou que seria interessante levar os alunos para conhecerem como funciona a Administração Municipal. “Lembro como se fosse hoje. Comentou em uma solenidade e, no evento seguinte, reforçou o pedido. Então nos debruçamos para fazer acontecer”, destacou a secretária de Educação, Cida Cubilia.

O que a titular da pasta da Educação não imaginava é que, além de aprender e conhecer pouco mais sobre a malha pública, os estudantes deixariam um pouco de si. “Conversando com o guarda municipal, que representa a equipe que atua no Cicoe, ele confidenciou que os dias de visita deixavam o ambiente mais leve. E na vida as coisas acontecem desta forma, por onde passamos deixamos uma parte de nós e levamos um pouco do outro. Como uma eterna troca e isso é o mais interessante”.

A prefeita Raquel Chini fez questão de enaltecer a satisfação em receber os alunos durante as visitas. “Precisamos desmistificar a imagem da prefeita e mostrar para os alunos como funciona o Paço Municipal. Estou lendo as redações escritas por vocês e é gratificante ver como vocês enxergam a rotina de como funciona a Prefeitura. Parabéns, mais uma vez, pela atuação de cada um”, destacou.

Finalidade – O programa Por Dentro da Prefeitura teve início em agosto deste ano e contou com cinco visitas de alunos. Ao todo, 87 estudantes de 29 escolas municipais tiveram a possibilidade de participar deste momento. Em cada edição, as crianças seguiam um itinerário. Primeiro eram recepcionados na Seduc, conheciam diferentes setores e conversavam com a titular da pasta, a professora Cida Cubilia. Depois, os jovens iam para o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) e, por fim, conheciam de perto a prefeita, Raquel Chini, no Gabinete.

A ida até a Seduc e Paço Municipal é continuidade de uma primeira fase que ocorreu nas escolas municipais e que definiu o nome dos alunos participantes. O processo começou em junho quando os professores apresentaram o projeto Por Dentro da Prefeitura aos estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental. Para concorrer à vaga, os jovens fizeram um concurso de redação onde os três melhores textos foram selecionados.