Mais de 500 veículos abandonados são retirados das vias de Praia Grande

Denúncias podem ser feitas pela população através do 0800-7720194

Por Jaqueline de Marco | 12/12/2022

Carros estacionados há muito tempo no mesmo local, com vidros e peças quebradas, falta de placa e com rodas removidas, estacionados em áreas públicas, podem caracterizar veículos em estado de abandono. E para evitar que se tornem transtornos urbanos, a Prefeitura realiza diariamente a fiscalização destes veículos, notificando proprietários e, quando possível, os encaminhando ao Pátio Municipal. E somente de janeiro a novembro deste ano, 502 veículos em estado de abandono foram retirados das vias da Cidade.

As ocorrências são levantadas através de patrulhamento pelos bairros, ouvindo moradores dos arredores e denúncias feitas pela população através da linha gratuita e 24 horas da Setran, o 0800-7720194, ou pela Ouvidoria Municipal https://ouvidoria.etransparencia.com.br/praiagrande.sp/wpstartpagenew.aspx.

A fiscalização segue normativas das leis municipais 1.564/11 e 1.950/19, que regulamentam os critérios de remoção. Desde outubro do último ano, 74 atendimentos foram realizados pelas equipes.

O estado de abandono é caracterizado pelas aparências externas e internas identificadas a olho nu e o mau estado de conservação, como, por exemplo, vidros quebrados, ferrugem na lataria, pneus murchos e furados e acúmulo de sujeira.

Os veículos podem ser automotor, de propulsão humana, de tração animal, ou mesmo reboque e semi-reboque, estacionado ininterruptamente no mesmo local por tempo superior a 15 dias ou que apresentem sinais exteriores evidentes de abandono ou de impossibilidade de se deslocar com segurança pelos próprios meios estacionado por mais de cinco dias.

A supervisora de trânsito da Setran, Graziele de Lima Santos, explicou que as equipes prezam pelo contato com o proprietário para que ele providencie a retirada do veículo, usando como última medida a remoção ao Pátio. “Esse trabalho é essencial para garantir mais segurança e conforto à vizinhança dos arredores, pois esses veículos abandonados se tornam verdadeiros transtornos a todos. Por isso, a Administração Municipal sempre se preocupa e trabalha muito para evitar essas situações”.