Conviver São Jorge festeja 7 anos de atendimento à comunidade

Unidade foi a primeira instalada nas regiões mais populosas da Cidade

Por Luciano Agemiro | 12/12/2022

No dia 5 de dezembro, a unidade São Jorge do Programa Conviver, localizada no Bairro Antártica, completou 7 anos de atividades e, para festejar, frequentadores funcionários e convidados realizaram uma festa na quinta-feira (8), com direito a decoração, apresentações e bolo. Atualmente, o local atende a cerca de 300 pessoas e ainda tem vagas disponíveis. Entre as atividades oferecidas, voleibol adaptado, ginástica e alongamento.

O Programa Conviver sempre foi um marco na história de Praia Grande. Criado em 1993, o serviço cresceu ao longo do tempo chegando a atender mais de 5 mil pessoas com idades acima dos 50 anos. Nessa trajetória, as primeiras unidades instaladas ficavam na região da praia, onde alguns idosos já faziam atividades físicas.

A inauguração do Conviver São Jorge, em 2015, marcou a expansão do serviço para áreas onde antes não havia atendimento, como as regiões dos Bairro Antártica, Samambaia e Solemar.

O Conviver São Jorge conta com quadra poliesportiva coberta, salas de recreação, para jogos de mesa, cozinha, refeitório, salas administrativas, além de salas de repouso que são utilizadas para o Centro Dia (Creche do Idoso) e sanitários, inclusive com adaptações para portadores de necessidades especiais.

A unidade é integrada com a Academia de Saúde, da Usafa do Bairro, o que permite a realização de atividades em parceria com os dois equipamentos e amplia a oferta de serviços em ambos os locais.

“A comunidade do Bairro passou a conhecer o serviço e abraçar a unidade. Cada dia mais as pessoas frequentam o serviço, têm melhora na qualidade de vida e até deixaram de precisar tomar remédios”, destacou a diretora da unidade, Josiane Ragonha.

Para o secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza, o Conviver São Jorge é um equipamento que a sociedade aproveita cada vez mais. “O Poder Público tem obrigação de investir em serviços para a comunidade. Mas é preciso oferecer serviços que sejam úteis para a comunidade. O Conviver é assim, um sucesso desde que nasceu”.

Creche do Idoso – O Conviver São Jorge também oferece o serviço de Centro Dia, onde os idosos podem ficar durante todo o dia para que seus familiares possam trabalhar. Em Praia Grande, o serviço que originou este atendimento ficou conhecido como Creche do Idoso.

O Conviver São Jorge fica na Rua João Batista de Siqueira, nº 130, no Bairro Antártica. (Atrás da Usafa São Jorge). O telefone de contato é 3496-5048
Atendimento – Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Uma das principais ações para se alcançar este feito foi a criação do Programa Conviver, há quase 30 anos.

Atualmente há unidades nos bairros: Boqueirão, Guilhermina, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações basta ligar no 3496-5038.