Balanço 2022: Prefeitura tem mais de 62% das metas da gestão cumpridas e em andamento avançado

Dados confirmam que prefeita Raquel Chini cumpriu o planejamento dos 2 primeiros anos de gestão

Por Maria Souza | 13/12/2022

Praia Grande está prestes a completar 56 anos de emancipação político-administrativa e é considerada uma das principais cidades da Baixada Santista, referência em infraestrutura e progresso. Para que o Município continue no caminho do desenvolvimento, a Administração Municipal segue trabalhando no cumprimento das metas do Plano de Governo da gestão 2021-2024. Conforme o relatório oficial de metas, elaborado pela Secretaria de Governo (Seg), até novembro de 2022, a Prefeitura registrou 62,84% de metas cumpridas e em andamento avançado.

O número positivo reflete como resultado de programas contínuos, projetos e ações desenvolvidas em todas as áreas do serviço público municipal: Educação, Saúde, Segurança, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Limpeza Urbana, Habitação, Infraestrutura, Obras Públicas, Urbanismo e Obras Particulares, Cultura e Turismo, Finanças, Juventude, Esportes, Trânsito e Transportes, Cidadania, Assistência Social e Funcionalismo.

De acordo com a prefeita Raquel Chini, o Plano de Governo foi criado para garantir que o Município continue desenvolvendo seu amplo potencial de crescimento sem perder a qualidade de vida. “Praia Grande tem, segundo as estimativas, um amplo aumento demográfico todo ano e por isso é fundamental que a Prefeitura aumente a oferta de serviços e programas em todas as áreas. Nosso desafio é manter a qualidade dos programas consolidados e implantar novos que vão ao encontro do progresso e desenvolvimento”.

A chefe do executivo ressaltou que, apesar das dificuldades impostas, a Administração cumpriu seu papel, garantindo a manutenção e ampliação de diversos serviços e o mais importante, manteve o potencial de investimentos. “Chegamos à metade da gestão com o compromisso de continuar trabalhando em prol do desenvolvimento da Cidade, do atendimento humanizado nos espaços públicos e de ações que promovem a qualidade de vida dos moradores. Graças ao planejamento, gestão e relevantes investimentos, Praia Grande continua ocupando uma posição de destaque no cenário nacional, com desenvolvimento econômico acelerado, atraindo cada vez mais investidores e novas empresas dos mais diversos segmentos, o que movimenta a economia e a geração de empregos”.

Metas - A Secretaria de Governo (Seg) é responsável por realizar o monitoramento das metas e compor o relatório com informações do trabalho de todas as pastas municipais no desenvolvimento dos projetos e serviços. O acompanhamento é mensal e transparente. O secretário de Governo, Cássio Navarro, destacou que o trabalho da SEG de acompanhar as metas mensalmente é necessário para ter um panorama do trabalho de todas as secretarias e, se necessário, exigir agilidade no cumprimento dos trabalhos. “Através do relatório de metas, a Prefeitura presta contas à população. Após dois anos de gestão, mesmo com os problemas causados pela pandemia que se estendeu em todo ano de 2021, e seus impactos econômicos, a Administração de Praia Grande garantiu ações inovadoras e a ampliação de serviços em benefício dos munícipes e do desenvolvimento econômico”.

Próximos planos – Os trabalhos na Prefeitura de Praia Grande continuam. Em cumprimento às ordens de serviços assinadas pela Prefeita Raquel Chini, a Administração tem desenvolvido trabalhos em todas as áreas.

A secretaria de Finanças, avalia, através de uma comissão especial de estudos, em conjunto com a Secretaria de Assuntos Institucionais e outras pastas, possibilidades para implantação de um auxílio financeiro aos estudantes da Cidade que cursam período integral em instituições públicas. Entre outros projetos, inclusive a concessão de incentivos fiscais para empresas que ofereçam oportunidade de primeiro emprego para jovens, as pastas seguem elaborando minutas de legislação para concessão dos benefícios.

A Secretaria de Habitação tem adotado as medidas necessárias para o trabalho de regularização fundiária de diversas áreas da Cidade, por exemplo, loteamentos do bairro Guilhermina, Tupi, Real, Mirim, Nova mirim, Ribeirópolis e Glória.

A Secretaria de Saúde, por sua vez, trabalha com planejamento para cumprir a ordem de serviço de ampliação de leitos do Irmã Dulce já no início de 2023; bem como o ambulatório de traumatologia do hospital, ambulatório de saúde animal, ambulatório de saúde da mulher e construção de unidades de saúde nos bairros Canto do Forte/Xixová, Melvi, Aviação e Vila Sônia com entregas previstas para 2023 e 2024.

Na Educação, os projetos incluem novas unidades de ensino infantil e fundamental nos bairros Ribeirópolis, Vila Sônia e Melvi e ampliação das E.M. República de Portugal, no Guilhermina; Pablo Trevisan, no Anhaguera; Sérgio Dias de Freitas, Cidade da criança; Ronaldo Lameira, no Sítio do Campo. Além disso, está em andamento o projeto de ampliação do almoxarifado para uso do setor de alimentação escolar, com revitalização e adaptação para acessibilidade da área administrativa da Seduc e implantação da plataforma G-Suit Google For Education para modernização do ensino municipal.

A Secretaria de Meio Ambiente tem tomado as providencias para a obtenção do licenciamento ambiental para abertura e implantação da futura Av. marginal à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

A pasta de Esportes trabalha para o cumprimento da implantação de campos com grama sintética nos bairros Melvi, Tupiry, São Jorge e Canto do Forte; revitalização do Campo Galo de Ouro, no Nova Mirim. Na área de Urbanismo, a Pasta realiza projetos para implantação de parques nos bairros Ribeirópolis, Nova Mirim, Quietude e São Jorge.

Na Assistência Social, a implantação de unidade de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua no Bairro Boqueirão está em andamento, assim como a implantação de uma Instituição de Acolhimento (Casa de Estar) para pessoas em situação de rua. Além disso, a Pasta trabalha em estudos, junto com a SEAI, para ampliação do PAD – Programa de Apoio Ao Desempregado, com projeto de reserva de vagas para pessoas em situação de rua. Estudos para implantação do Bom Prato no Quietude, Trevo e Vila Sônia, seguem aguardando autorização e demais ordens do Governo do Estado.

A Secretaria de Obras públicas atua em projetos para acompanhamento e contratação de obras de pavimentação e drenagem do bairro Princesa; acompanhamento das obras de implantação do canal princesa; desassoreamento dos canais Acaraú Mirim, Vila Sônia e DER; prolongamento do canal dos Japoneses; implantação de comporta no entroncamento do canal do Guaramar com canal dos Japoneses; reurbanização da Avenida Sérgio Gregório de Freitas e Rua João Roberto Correia; desassoreamento das galerias de drenagem de diversas vias de Praia Grande; retificação e revestimento de trecho do canais Quietude e Guaramar; e obras de substituição de sextavados por pavimento asfáltico em diversas ruas do bairro canto do Forte.