Balanço 2022: Ações de segurança viária, e educação no trânsito marcam o ano da Setran

Bike Legal, revitalização de sinalização e recolha de carros abandonados são destaques

Por Jaqueline de Marco | 14/12/2022

Muito trabalho marcou o ano da Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran), que seguiu ao longo de 2022, realizando diversas ações voltadas à segurança viária, entre atividades educativas, trabalhos de engenharia de tráfego, fiscalizações e orientações, além de apoio na realização de obras e serviços públicos. E o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 12 meses vai ao encontro do plano de governo da prefeita Raquel Chini, que visa sempre aperfeiçoar o desenvolvimento das ações de operação, fiscalização e educação de trânsito em toda a Cidade.

Na área de educação viária, a Setran se destaca e ao longo do ano 14.780 pessoas foram diretamente impactadas pelas ações desenvolvidas. Ao analisar que os trabalhos também afetam diversas outras pessoas de forma indireta, como familiares, entre outros, os resultados são ainda mais positivos. Destaques para projetos como o Bike Legal (onde é possível vivenciar situações reais do dia a dia do trânsito, com orientações sobre atitudes mais seguras utilizando óculos de realidade virtual); palestras no Juventude Legal (com utilização de óculos que simula os efeitos da embriaguez); Operação Escola (com entrega de panfletos informativos e orientações junto a pais, responsáveis, estudantes e funcionários de unidades escolares nos horários de entrada e saída dos alunos), entre outros.

Carros estacionados há muito tempo no mesmo local, com vidros e peças quebradas, falta de placa e com rodas removidas, estacionados em áreas públicas, podem caracterizar veículos em estado de abandono. E para evitar que se tornem transtornos urbanos, a Setran realiza diariamente a fiscalização destes veículos. E somente de janeiro a novembro deste ano, 502 veículos em estado de abandono foram retirados das vias da Cidade. As ocorrências são levantadas através de patrulhamento pelos bairros, ouvindo moradores dos arredores e denúncias feitas pela população através da linha gratuita e 24 horas da Setran, o 0800-7720194, ou pela Ouvidoria Municipal.

Para garantir mais segurança no trânsito, a Secretaria de Trânsito (Setran) realiza há anos a implantação do sistema viário binário (com sentido de circulação de veículos alternados) na Cidade. E desde o início de 2022, 49 vias já receberam as mudanças, que entre os benefícios inclui ainda o aumento da oferta de vagas de estacionamento, além do ordenamento viário. Criado para desafogar o trânsito nas vias dos grandes centros urbanos, o sistema binário vem sendo cada vez mais utilizado em municípios de todo o País. Com o sistema, as vias passam a funcionar com sentidos de direção alternados, evitando que os condutores precisem percorrer trechos mais longos que o necessário para chegar ao seu destino. Antes de realizar os trabalhos, a Setran realiza estudos de impacto e características físicas das vias.

Garantir sempre a melhor sinalização viária também é uma preocupação da Setran e, ao longo do ano, 673 novas placas foram instaladas ao longo do município, além de mais de 500 substituídas por modelos mais novos. A sinalização horizontal também recebeu todos os cuidados necessários, com mais de 2.241 m² de faixas de pedestres pintadas, 13 lombadas revitalizadas, além de diversas pinturas de vagas de estacionamento exclusivo, como de idoso e pessoas com deficiência, faixas seccionadas, faixas contínuas, áreas de carga e descarga, entre outros.

De acordo com o secretário de Trânsito de Praia Grande, José Américo Franco Peixoto, o trabalho desenvolvido pelo setor trouxe muitos resultados positivos e as ações continuam em 2023. “Queremos continuar a oferecer sempre o melhor serviço para toda a população, atuando com muito empenho em todas as áreas desenvolvidas pela Setran, como a de educação, engenharia, orientação e fiscalização. A equipe está de parabéns, assim como também a gestão municipal, que trabalha sempre com muita dedicação e compromisso com a sociedade”, concluiu.