Balanço 2022: Entretenimento, fomento ao esporte e à educação são destaques da Subjuve

Investimento nos jovens é prioridade para a Administração Municipal

Por Beatriz Boturão | 15/12/2022

Os jovens praia-grandenses tiveram ótimas oportunidades ao longo de 2022. A Subsecretaria de Assuntos da Juventude promoveu, com o apoio de demais secretarias Municipais, diversas ações e eventos voltados a esse público. O balanço anual reúne uma série de atividades desenvolvidas ao longo do ano a fim de trazer mais educação, conhecimento, diversão e diálogo para a juventude praia-grandense.

Dentre as iniciativas para cumprimento das metas de plano de governo da Prefeita Raquel Chini, a Subjuve seguiu investindo massivamente em educação. O curso Meu emprego – Trabalho em Equipe, fruto de parceria com o Governo do Estado, levou conteúdos para orientação pessoal e de carreira. Os participantes são incentivados a conhecerem suas habilidades e trocar experiências na busca por um emprego. Durante as aulas realizadas na sede da Subsecretaria, os alunos recebem diversas orientações para a elaboração do currículo, dicas para boas entrevistas de emprego, desenham metas profissionais, entre outras atividades. Em 2022 foram formadas 08 turmas com aproximadamente 25 participantes em cada.

Outra iniciativa retomada neste ano foi o programa #JuventudePG, que levou para alunos do Ensino Médio das escolas estaduais de Praia Grande, as políticas públicas existentes na Cidade de forma didática. No programa, diversas secretarias estão envolvidas para levar conhecimento aos jovens: Esporte e Lazer (Seel), Saúde Pública (Sesap), Educação (Seduc), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Trânsito (Setran), Assuntos Institucionais (Seai), Meio Ambiente (Sema), Assistência Social (Seas), Cultura e Turismo (Sectur) e a Subsecretaria de Ações de Cidadania. Os representantes de cada secretaria apresentam os principais serviços oferecidos à população, especialmente para os jovens, como equipamentos e serviços públicos, através de palestras, apresentações e dinâmicas interativas. Durante o ano foram realizadas visitas em 10 escolas, totalizando cerca de 5 mil alunos atendidos.

Direitos e proteção de jovens e crianças – Sempre pensando em garantir os direitos das crianças e adolescentes de Praia Grande, a Subjuve realizou um trabalho excelente com a iniciativa Crescer com Proteção, do UNICEF, fruto de parceria com o MPT, Agenda Pública e o Instituto Camará Calunga. O projeto teve como objetivo fortalecer as estratégias para proteção de crianças e adolescentes contra todas as formas de violência nos Municípios, como sexual, doméstica, online, letal e trabalho infantil.

Em Praia Grande, servidores de diversas secretarias municipais se uniram em prol da causa, como agentes de Educação, Saúde, Serviço Social, Juventude, Conselheiros Tutelares, entre outros. Durante a iniciativa, a plataforma Busca Ativa Escolar de Praia Grande foi aprimorada e os agentes envolvidos capacitados para melhorar o diagnóstico da evasão escolar, o que pode ter relação direta com os casos de violência infantil. Além disso, foi criada uma comissão para elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), que será desenvolvido em breve.

O êxito do trabalho desenvolvido pela subsecretaria foi tanto, que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) reconheceram durante evento realizado na cidade de Ilha Comprida, oito municípios da Região pelos resultados positivos alcançados com o Crescer com Proteção, entre os anos de 2020 e 2022. E Praia Grande foi um deles!

Em paralelo, nasce o Plano Municipal da Primeira Infância de Praia Grande, fruto de convênio firmado também com a UNICEF por meio da Iniciativa Crescer com Proteção e terá como base a participação das instituições e setores do governo municipal e da sociedade civil, de acordo com o Plano Nacional pela Primeira Infância 2010-2022. O Decreto Municipal nº. 7319 de 2 de setembro de 2021 dispõe sobre a elaboração do Plano que será monitorado permanentemente pelo Comitê Gestor, a quem caberá promover e coordenar sua elaboração, zelando pelo planejamento e promoção da primeira infância, promoção e priorização do atendimento das populações mais vulneráveis, atendimento de gestantes, crianças de 0 a 6 anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade, promoção da gestão integrada dos serviços, entre outros objetivos previstos.

O primeiro passo do trabalho está sendo a elaboração de um inventário que reunirá os serviços e políticas públicas de todas as pastas que realizam ações voltadas para a primeira infância. Em seguida serão criadas comissões para cada área de atuação e, posteriormente, seminários e fóruns junto à sociedade. Após essa coleta de informações, cada setor será responsável por elencar todas as ações planejadas no documento do Plano. Todas as metas servirão de base para políticas públicas a serem colocadas em prática nos próximos dez anos, priorizando as regiões geográficas ou localidades do Município com maiores necessidades.

Combate às drogas – A Subjuve também segue com olhar apurado para as questões das drogas. Pensar no combate e na prevenção é essencial. Ao longo do ano, representantes de diferentes setores da sociedade, participaram de reuniões para a formação de coalizões comunitárias antidrogas no Município.

Iniciada em 2021, a iniciativa, promovida pela Associação Pró Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil, afiliada à Cadca (Community AntiDrug Coalitions of America), tem o objetivo de reduzir os índices de uso de substâncias psicoativas como drogas ilegais e álcool na Cidade, contando com o apoio de pessoas que podem criar uma rede de proteção e conscientização junto à população.
Por meio da formação e treinamento desses representantes é possível replicar o que foi aprendido sobre o tema e desenvolver planos, políticas e estratégias capazes de reduzir as taxas de consumo de substâncias dentro das comunidades. Os encontros são contínuos e continuarão em 2023.

Cultura, esporte e lazer – Os eventos promovidos pela Subsecretaria são aguardados todos os anos pela juventude. A começar pela Expo Hip Hop 2022 que foi o maior evento do gênero da Região! Com novo nome e formato inovador, a 5ª edição atraiu 5 mil pessoas que compareceram ao Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude, nos dias 28 e 29 de maio. Ao todo, cerca de 50 artistas de Praia Grande se apresentaram no evento.

Apresentações musicais de artistas regionais, discotecagem, batalhas de dança ALL style e breaking, batalhas de rima, batalhas de beat, batalha de bgirls, sarau, exposição e Live Paint, teatro, basquete e futebol de rua agitaram os dois dias do evento. A comunidade ainda pôde usufruir a longo prazo das quadras de basquete e futebol que foram pintadas no chão da parte externa do Pavilhão e ficaram de presente para a população.

A tão aguardada Feira do Estudante de Praia Grande também agitou a Região com sua 6ª edição! Nos dias 17, 18 e 19 de outubro, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares visitaram a feira no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, Bairro Quietude, para ficarem por dentro de todas as novidades da educação continuada. Cerca de 30 instituições de ensino particulares e gratuitas expuseram seus cursos, deram palestras e sortearam bolsas de estudos aos participantes. Dentro da programação oferecida também estiveram presentes a sexóloga Laura Muller, o trio de cientistas do Ciência em Show e a Monja Coen. Para finalizar, um showzaço da banda Supercombo animou a galera.

No mesmo mês, o Festival de Esportes Radicais (Fera) de Praia Grande reuniu em três dias de evento mais de 8 mil pessoas também no Pavilhão, arrecadando mais de 12 toneladas de alimentos que foram doados ao Fundo Social de Solidariedade.

Entre as atrações que animaram a galera têm destaque as arenas e oficinas de skate, BMX, patins in-line, slackline, parkour, crossfit, parede de escalada e surfskate. Tirolesa, bungee jump e pista de patinação no gelo também fizeram parte da estrutura de atividades disponíveis. Já na parte musical os shows foram comandados pelos artistas: Hungria Hip Hop, CPM 22 e Detonautas.

O sextou ficou diferente em Praia Grande com o projeto Sextou com Som na Pista! As noites de algumas sextas-feiras do Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude, foram embaladas ao som de um DJ que comandou as ‘pick-ups’ na área externa. Em 2022 foram realizadas quatro edições! O projeto tem como objetivo oferecer ao jovem ainda mais acesso à cultura e lazer de forma gratuita e ocupando espaços públicos da Cidade.

E para finalizar o ano em grande estilo, o Circuito Skate e Surfskate Caiçara trouxe muito esporte para a garotada. A competição aconteceu em três etapas realizadas em finais de semana de agosto, novembro e dezembro, nas pistas dos bairros Samambaia, Boqueirão e Quietude. O Circuito buscou promover a valorização dos atletas locais e deste esporte que hoje se enquadra como olímpico, e fomentar a prática em jovens e crianças. A cada etapa mais de 100 atletas puderam se inscrever com a troca de 2 kg de alimentos não perecíveis que posteriormente também foram doados ao Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande. O circuito de surfskate caiçara é o primeiro circuito municipal do Brasil, o que atraiu atletas de outros Estados!

Além de proporcionar lazer e esporte, o evento promoveu a revitalização das três pistas utilizadas na competição. Ao final de cada etapa a comunidade pôde se beneficiar com pistas sem buracos, pintadas e com o entorno revitalizado.

Vale ressaltar que a Subjuve tem se colocado à disposição de artistas e atletas do movimento cultural urbano, oferecendo apoio para que os mesmos possam realizar os seus encontros e eventos de maneira mais estruturada, com maior tranquilidade e responsabilidade.

Para o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, os resultados de 2022 superaram as expectativas. “Foi um ano excelente para os jovens da nossa Cidade. Trabalhamos muito para trazer mais oportunidades, entretenimento, cultura e educação para eles e reforçamos sempre esse compromisso. Continuamos olhando para eles como o presente e não apenas como o futuro, sempre dando voz e ouvidos para suas expectativas e demandas”, afirmou.