Sehab lança Programa Habitacional Risco Zero

Objetivo é retirar famílias de locais de risco e beneficiá-las com o aluguel social

20/12/2022

Ana Gabriela Salu

A Secretaria de Habitação (Sehab) de Praia Grande lançou nesta segunda-feira (19) o Programa Habitacional Risco Zero que beneficia famílias que moram em áreas de risco e que estão em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, essas pessoas residem em áreas de preservação que não podem ser regularizadas.

Com o objetivo de proporcionar melhores condições de moradia, o programa vai realocar as famílias através do aluguel social e neste primeiro momento 10 famílias receberam a certidão que oficializa a participação delas no Risco Zero. Esses moradores também já estão inscritos no programa habitacional municipal e o objetivo final é que eles recebam uma nova casa o mais rápido possível.

A moradora Lúcia de Fátima da Silva que reside no local há quase 20 anos decidiu aceitar a proposta da Sehab. “Minha casa te algumas rachaduras e quando dá enchente somos muito prejudicados. Agora em um novo local vai melhorar tudo na minha vida”.

Beatriz da Silva é outra moradora do local e tem um filho que necessita de cuidados especiais. Ela conta que, inclusive, a criança já foi prejudicada devido à grande quantidade de umidade na casa. “Com 6 meses ele teve pneumonia e ficou internado durante 2 anos e por conta disso precisou fazer traqueostomia. Com esse auxílio poderemos nos mudar para um lugar melhor e vai nos ajudar muito até sair nossa casa própria que é um sonho. Será um lugar melhor para o meu filho, bem arejado e sem umidade”.

Para Clarina Rafaela Braga Nascimento, que reside com o esposo e 4 filhos no local, a decisão de sair é para que os filhos parem de correr os riscos que passam atualmente. “A mudança de casa nos dará uma melhor qualidade de vida”.

O secretário de Habitação, Anderson Mendes, explica que o programa vem para promover mais dignidade para as famílias que moram em áreas de risco. “Essas pessoas sofrem com enchentes, perdendo seus móveis e sofrendo com diversos riscos que isso traz. Além disso, por ser uma área de preservação ambiental não podemos realizar a regularização fundiária dessas moradias. Com o auxílio do aluguel social, eles poderão viver em lugares com mais dignidade e com segurança. Esse é o principal objetivo da Sehab: proporcionar melhores condições de vida para os moradores”.

A prefeita, Raquel Chini, destacou a importância de ações como essa. “Esse programa é a continuação de um trabalho de muitos anos, no qual nos empenhamos para fazer a regularização fundiária, a identificação dessas áreas, o cadastramento dessas pessoas e o congelamento desses núcleos para que não haja expansão. Trabalhamos para dar segurança às famílias não só em relação a propriedade do terreno e da casa, mas principalmente em ser moradias em locais adequados e não em áreas de invasão, de alagamento que proporcionam uma falta de saúde pública. Queremos organizar esses núcleos, retirar essas famílias para um lugar seguro fazendo com que a Cidade siga o seu planejamento”.