Pai e filho visitam base da Romu para agradecer guardas por atendimento

Equipe ajudou jovem com TDAH perdido em PG a localizar a família

Por Ludmila Pilipavicius | 22/12/2022

Uma das equipes da Romu (Rondas Ostensivas Municipais), que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, recebeu uma visita especial na tarde da última terça-feira (20), na base localizada no Bairro Ocian. Vitor Nascimento Teixeira, de 16 anos, esteve com o pai agradecendo o atendimento que recebeu dos guardas quando se perdeu na Cidade na última semana.

Vitor tem TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), mora em Santos com os pais, e na última sexta-feira (16) veio parar em Praia Grande, de bicicleta, após uma “desilusão amorosa”, segundo contou o pai dele, Fernando Teixeira. “Ele estava em casa e disse que ia dar uma volta de bicicleta ali por perto. Porém, se passou um tempo e ele não voltava. Começamos a ficar muito preocupados sem notícias dele. Porém, algumas horas depois, o telefone tocou e era o inspetor Freitas dizendo que estava com ele”.

Freitas estava em patrulhamento pela orla, juntamente com os guardas Nogueira e Marcel o Fernandes, quando viu Vitor conversando com dois rapazes. Ao se aproximar do grupo, percebeu que Vitor não era amigo dos outros e que algo diferente acontecia na conversa. “Me aproximei pra tentar entender melhor a situação e conversei com ele que contou que havia saído de Santos e após pedalar cerca de duas horas parou quase no Bairro Maracanã”. A intenção do rapaz era chegar em Mongaguá, onde teria um amigo.

O inspetor notou que Vitor tem necessidades especiais e perguntou se ele sabia o telefone dos pais. “Pra minha surpresa ele sabia de cor e então liguei para o pai dele dizendo que estávamos com Vitor e para que ficasse tranquilo”. O pai veio até Praia Grande buscar o filho.

Para Fernando, receber a ligação do inspetor foi um alívio, principalmente ao saber que Vitor estava bem. “Não sei o que seria de nós se algo ruim acontecesse com ele. Por isso, fiz questão de voltar hoje aqui com meu filho para agradecer pelo atendimento que deram a ele”.

Abraçado aos guardas, depois de conhecer a Base da Romu, Vitor contou que estava triste naquele dia, pois há um mês arrumou uma namorada, mas ela terminou o namoro. “Peguei minha mochila e queria chegar em Mongaguá, onde mora um amigo meu. Estava cansado, parei algumas vezes pra tomar água, que trouxe na mochila. Numa dessas paradas, acabei ganhando novos amigos”, afirmou se referindo aos três guardas.

Com o episódio, Freitas destaca a importância do papel da GCM na Cidade, principalmente o preparo de seus integrantes. “Temos um cuidado muito grande em sermos uma corporação que cuida das pessoas. Quando conseguimos ajudar alguém assim é muito gratificante. Isso mostra que as pessoas podem contar com a gente”.

Atuação - A Guarda Civil Municipal de Praia Grande conta atualmente com cerca de 390 integrantes totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo. Graças aos constantes investimentos em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Rondas Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape).

Um novo concurso para ampliar o efetivo da GCM está em andamento e no início do próximo ano mais 170 guardas passarão a integrar a corporação. O aumento do efetivo e os investimentos em equipamentos, como as câmeras de monitoramento e softwares, fazem parte do plano de governo da prefeita Raquel Chini.