Seduc investe em capacitação constante para oferecer ensino de qualidade

Docentes, educadores de apoio e equipe gestora das unidades participaram de formações

Por Daniel Elias | 27/12/2022

Investir no material humano de forma contínua com objetivo de oferecer ensino com ainda mais qualidade. Com essa premissa como norte, ao longo do ano de 2022, a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu diferentes momentos para capacitar professores, educadores de apoio e equipes gestoras das 78 escolas. Ao todo, foram onze formações com a participação dos cerca de 7 mil servidores públicos que atuam na pasta municipal.

A Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento ficou responsável em organizar as capacitações ou fazer a interface com outras secretarias municipais para que os funcionários da Seduc participassem destes momentos. Dois destes períodos foram a Jornada Pedagógica, voltada para os professores, e a Capacitação do Educador de Apoio. Ambos ocorrem anualmente e fazem parte do calendário de eventos da pasta municipal.

Este ano, o destaque ficou para a realização do Programa de Acolhimento e Aprendizagem Socioemocional. O evento ocorreu em agosto deste ano, em dois dias, e teve a escritora Camila Comitre e a psicóloga Simone Peixoto como responsáveis em compartilhar o conteúdo com os presentes. A capacitação marcou a retomada da formação para professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, fora do período da Jornada Pedagógica.

De acordo com o responsável da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento, José Amaro de Mendonça Junior, momentos formativos como esse são complexos pois demandam organização para não prejudicar a rotina escolar dos alunos. “Fizemos toda uma logística para colocar essa ação em prática. Escolhemos a temática a dedo por entender das necessidades apresentadas pelos professores nesta retomada pós-pandemia. O resultado final foi muito bacana”, destacou.

A parceria entre a Secretaria de Educação e a Google For Education renderam também momentos de formação aos professores, gestores das escolas municipais e equipe técnica da Seduc. Um destes encontros trabalhou a temática de Gamificação onde os participantes foram provocados a desenvolver estratégias pedagógicas com base nos jogos. Outro momento foi relativo ao Horário de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI) Online que buscou ampliar a fluência digital dos profissionais envolvidos.

Em parceria com a União dos Dirigentes Municipais da Educação de São Paulo (Undime-SP), com a participação da Editora Baobá, a Seduc ofereceu momento formativo sobre africanidades. Os educadores puderam assistir à palestra com o tema “Trajetória do Africano em Território Brasileiro”. O autor, escritor, professor e historiador, Natanael dos Santos, deu verdadeira aula sobre racismo estrutural onde afirmou: “O preconceito existe por falta de informação”.

“Ao longo do ano tivemos diferentes momentos onde buscamos capacitar o nosso corpo docente, os educadores de apoio e as equipes gestoras das unidades. Cada formação teve uma temática específica e variada”, ressaltou o responsável pela Coordenadoria de Formação Aperfeiçoamento. “Entendemos que a partir do momento que preparamos os funcionários que atuam nas escolas atingimos os alunos ao oferecer um ensino de qualidade. Pois o professor, o servidor, o profissional lá na ponta estará melhor preparado”.